Campinas: Dia da Turma promove integração entre alunos do CPDB
março 14, 2017
Pastoral da Universidade promove Ação Social em Lorena
março 15, 2017

Projeto Biomas em Rede reúne escolas salesianas dos biomas brasileiros

A Campanha da Fraternidade 2017 lançou o desafio de pensar os Biomas Brasileiros. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a proposta coloca todos diante da realidade de seus biomas.

Em vista disso, a Escola Salesiana São José, de Campinas-SP, criou o projeto Biomas em Rede. Trata-se de uma iniciativa voltada para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II que visa apresentar uma ação pedagógico-científico-cultural sobre a Campanha da Fraternidade de 2017 por meio do envolvimento de todas as disciplinas do currículo escolar.

Para enriquecer o projeto, foram convidadas outras escolas da Rede Salesiana Brasil de Escolas que estão localizadas nas diferentes regiões geográficas e que possuem biomas variados. Com isso, além da Escola Salesiana São José, participarão o Colégio Dom Bosco (Manaus/AM – Amazônia); Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco (Goiânia/GO – Cerrado); Escola Salesiana Padre Rinaldi (Carpina/PE – Caatinga); Colégio Salesiano Leão XIII (Rio Grande/RS – Pampa); Colégio Salesianp de Santa Tereza (Corumbá/MS – Pantanal) e Colégio Salesiano Dom Bosco (Campos dos Goytacazes/RJ – Costeiro). A Escola Salesiana São José irá representar o bioma Mata Atlântica.

Serão explorados temas de cada região do país como fauna e flora, culturas e povos tradicionais (mitos, lendas, culinária, linguagem, festas, etc), problemática ambiental, expressões artísticas, geografia, turismo, entre outros pontos. Com isso, os alunos produzirão vídeos, cartas, fotodescrição, painéis, folhetins e histórias em quadrinhos.

Em maio serão apresentados os resultados do projeto e as produções dos alunos.

Mais informações: Maico Machado – maico.machado@essj.com.br

Comunicação e Marketing – ESSJ