Coroinhas e acólitos do Sagrado Coração de Jesus têm formação sobre vocação
04/19/2016
AJS: jovens de Piracicaba se reúnem para compor conselho local
04/19/2016

Pós-noviços se encontram com Pe. Piccoli e escutam sobre espiritualidade missionária

No dia 13 de abril, o padre Luís Gonzaga Piccolli, missionário e mestre de noviços no Moçambique, fez uma visita à Comunidade Formativa do Pós-Noviciado São José em Lorena. Os pós-noviços tiveram a graça de dialogar com o padre missionário e saber um pouco mais sobre a realidade salesiana vivida e testemunhada no Moçambique. Com muito ardor e alegria padre Piccolli deixou um riquíssimo pensamento para os noviços, destacando que o salesiano precisa ser um grande homem de cultura, porque os jovens têm interesse pelo saber, gostam de cultura e de diversidade, é por isso que procuram os salesianos.

Ao falar sobre espiritualidade o missionário destacou a importância de reservar 10 ou 15 minutos no dia para realizar um encontro pessoal com Cristo, pois a relação estabelecida intimamente com Cristo alimenta e fortalece a pessoa que decide fazer a vontade do Pai. A mística de Cristo consiste em aceitar a cruz e todas as dificuldades que vem com ela. O salesiano místico abraçando a cruz é convidado a cuidar como Jesus de cada um dos jovens. Em uma das falas o padre afirma: “Quando se fala de vida espiritual, o pai dela é o Espírito Santo, devemos ser homens altamente espirituais”.

Na finalização do diálogo padre Piccolli ressaltou que nos momentos mais importantes da vida é preciso pedir uma graça especial, duas graças espirituais ou até três para os mais ousados. Essa graça deve ser pedida com a força da alma e não só com a força do pensamento, porque a alma é o ser. Com simples e profundas palavras padre Piccolli testemunhou a alegria de um salesiano que se entrega verdadeiramente a Deus, que não tem medo de abraçar a cruz e seguir feliz, afinal a felicidade que vem da cruz é a fé concretizada na ressurreição. Na quinta-feira, dia 14 de abril, o Padre Piccolli pela manhã presidiu a eucaristia momento sublime no qual toda a comunidade celebrou e comemorou, com muita alegria, os 50 anos de vida religiosa salesiana do padre missionário.

S Bruno Richard Inácio