Faculdade Salesiana Dom Bosco
04/11/2013
Quem somos
04/12/2013

Pedagogia Salesiana

 

O trabalho educativo de Dom Bosco (São João Bosco) em favor dos jovens era baseado num espírito de amor. Mais do que educador, o santo era um amigo dos jovens e eles sabiam que poderiam contar com aquele padre dotado de grande inteligência e, ao mesmo tempo, de simplicidade. Com o seu Sistema Salesiano de Educação, ou Sistema Preventivo, Dom Bosco transformou o ato educativo em espiritualidade e vice-versa. 

O Educador Salesiano

O educador salesiano, além de criar elos entre o aluno e o conhecimento, tem a missão de abrir janelas para a vida. Ele tem a capacidade de se fazer presente no cotidiano do aluno de forma significativa. Para isso, apresenta-se para o educando, sem imposição, como uma referência em valores e atitudes. O nosso educador sabe que os valores são incorporados por meio da experiência, a vivência e a reflexão. Ele é um entusiasta da Pedagogia de Dom Bosco, que valoriza tanto a prática quanto o embasamento teórico. As crianças e adolescentes vivem uma fase em que a dúvida e a busca são constantes e tendem a agir para depois refletirem sobre suas ações. Por isso, o educador salesiano cria espaços para que o jovem vivencie situações que lhe encaminhem para as escolhas certas. Aquelas escolhas racionais, norteadas por bons valores, que permitem a construção de uma vida repleta de sonhos e realizações. 

Sistema Preventivo

A Pedagogia Salesiana, também conhecida como o Sistema Preventivo, é um dos diferenciais da educação salesiana. Ela é fundada em três bases: “amor” – também entendida na palavra italiana amorevollezza. Os jovens devem ser amados e saber disso. Dom Bosco resumia: “Faça-se amar e não se faça temer”. “Razão” – Dom Bosco acreditava que só a razão podia dizer ao coração o que é o bem. É por isso que a ciência sempre foi um grande pilar da educação salesiana. “Espiritualidade” – no projeto de Dom Bosco, a espiritualidade é o fundamento e coroamento dos valores e dos compromissos educativos do amor e da razão (PAULA, 2008, p. 65). Tornar os jovens “bons cristãos e honestos cidadãos” era uma grande meta de São João Bosco. Para conhecer mais: PAULA, Antônio Pacheco de. Manual do colaborador salesiano. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2008. (Coleção Literatura Salesiana); www.sdb.org; www.cgfmanet.org. 

Fonte: Rede Salesiana de Escolas (RSE)