Unisalesiano entre os melhores centros universitários do Brasil
01/08/2016
Salesianos ajudam vítimas do El Niño no Paraguai
01/08/2016

Pe. Pessinatti toma posse como inspetor do Nordeste

No dia 5 de janeiro, a Família Salesiana do Nordeste do Brasil, junto ao Pe. Natale Vitali, Conselheiro Geral para a Região Cone-Sul, e os inspetores das inspetorias salesianas do Brasil, entre eles o Pe. Edson Donizetti Castilho, da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, testemunharam e prestigiaram a posse do novo inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, o Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti.

O novo inspetor sucede o Pe. Diego Vanzetta, que desempenhou o trabalho por seis anos. Em entrevista para a Rede Vida, Pe. Pessinatti afirma entende o novo serviço como vontade de Deus. “Primeiramente agradeço essa possibilidade que Deus está me oferecendo e entendo absolutamente como a vontade d´Ele de poder participar desta riqueza, uma riqueza cultural, uma riqueza religiosa de modo especial, que é uma das marcas desse povo nordestino. Eu venho naturalmente como um irmão, quem sabe com um pouquinho mais experiência para inicialmente conhecer, aprender e compartilhar aquilo que certamente Deus vai mostrando para nós nesses próximos seis anos”.

Doutor em Comunicação Social e diretor da edição brasileira do Boletim Salesiano, Pe. Pessinatti nasceu em Araras-SP em 16 de fevereiro de 1951. Formou-se salesiano pela Inspetoria Salesiana de São Paulo, professou perpetuamente no ano de 1975, em São Paulo-SP e ordenou-se sacerdote em 1977. Formado pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, de Lorena-SP e pela Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, exerceu na sequência o magistério no Instituto de Filosofia e Pedagogia, em Lorena-SP. Foi diretor do Colégio São Joaquim, em Lorena-SP, e diretor do Colégio Liceu Coração de Jesus, na capital paulista.

Padre Pessinatti foi conselheiro da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora por 9 anos, atuou como vigário inspetorial de 1988 a 1994 e foi inspetor entre os anos de 1999 e 2005. De 2009 a 2013 foi diretor-executivo da Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil (CISBRASIL) e colaborou para o início da Rede Salesiana de Escolas e da Rede Salesiana de Ação Social, atualmente Rede Salesiana Brasil – Escolas e Rede Salesiana Brasil – Ação Social, respectivamente.

Texto: Anderson Bueno com informações do Boletim Salesiano/ Fotos: Inspetoria Salesiana do Nordeste