Empreendedorismo social: alunas fabricam pulseiras para ajudar Lar dos Velhinhos
11/26/2018
CEDESP Vila Paulistana realiza IV Feira de Profissões
11/27/2018

Pastoral Juvenil do Instituto Dom Bosco promove Retiro Kaléo

Nos dias 10 e 11 de novembro, aconteceu o retiro Kaléo, que em Grego significa chamado. O retiro foi realizado no Sítio Dom Bosco em Jarinu, a ação foi realizada pela Pastoral Juvenil, Grupo de Ação Missionária GAM e colaboradores do Instituto Dom Bosco. Com o objetivo de proporcionar momentos de oração, intimidade com Deus, reflexão, partilha e convivência entre os educandos, o momento reuniu os jovens do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor (CCA PROVIM) e o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Bom Retiro e Vila Paulistana.

No primeiro dia foi realizada a oração de abertura e em seguida três momentos formativos, sendo o inicial com o tema: “O chamado no antigo testamento”, apresentado pelo educador do CEDESP Marcos Roberto de Jesus e pela assessora de Pastoral Larissa Gonçalves Borges, onde trouxeram uma introdução do tema chamado e alguns relatos de pessoas que foram chamadas por Deus no antigo testamento, como no exemplo de Moisés, que foi chamado por Deus para resgatar o povo da escravidão no Egito, na sequência foi realizada a lectio divina, para aprofundar o texto de Samuel capítulo 3.

A segunda formação foi conduzida pelo salesiano Ruan Henrique, com o tema: “A figura do Bom Pastor”, um momento para conhecer mais sobre Jesus, o bom pastor que faz parte do carisma salesiano. Esse tema foi marcado por momentos de dinâmicas e uma das propostas do salesiano foi que os jovens escolhessem entre coisas boas e ruins na vida, como comer, entre as coisas boas citadas: chocolate, bolachas, já as ruins: folhas de boldo prevaleceram, entre outros momentos interativos.

Finalizando as temáticas, o terceiro momento foi composto por testemunhos sobre o tema Vocação, com a presença de Alex da Silva Brito, administrador financeiro do Instituto e Pérola Barranco Brito, coordenadora, junto a sua pequena (filha) Ágata Brito, testemunhando sobre vocação familiar. Além de, Iago Góes falando sobre sua experiência no vocacionados, Igor Coelho Alves missionário do GAM, retratando sobre a orientação missionária e por fim, Padre Hélio Espínula, diretor presidente da obra, testemunhando sobre a vocação sacerdotal. Em seguida, foi realizado um momento de deserto, de reflexão e adoração ao Santíssimo Sacramento. “Foi um momento muito marcante para os jovens”, ressaltou Larissa Borges.

E para fechar o primeiro dia de retiro, atividades de descontração e convivência como o “Caça ao vaga-lume”, que um jovem de cada equipe ficava com uma lanterna e os jovens das outras equipes tinham que capturar o vaga-lume da outra equipe. A equipe que capturasse mais vaga-lumes ganhava a brincadeira. Após as atividades todos se encaminharam para o repouso.

No dia seguinte (11) foi realizada a oração inicial concluindo a quarta e última formação com o Padre Hélio Espínula, na temática: “Fazer a vontade de Deus – o chamado no novo testamento”. Nesse momento os jovens foram divididos em grupos e aprofundaram passagens de pessoas que tiveram o seu chamado no novo testamento. O final do retiro foi marcado pela Santa Missa e um momento de convivência no sítio.

“’Seja feita a vontade de Deus’. Não teve experiência melhor para mim que essa! Viver um retiro é muito único e especial, creio que cada um sentiu de uma forma diferente, mas todos sentiram a presença de Deus ali. Foi um momento de conhecer pessoas novas, nos divertir, nos afastar das coisas do dia a dia; como celular, preocupações, stress, entre outros… Um lugar que parece mágico, muda a partir do momento que entramos pelo portão com a placa ‘Sejam Bem Vindos, recanto do Dom Bosco’. É uma paz que você se pergunta ‘Meu deus, de onde vem tudo isso?’ Quem tiver a oportunidade de participar, participe! É maravilhoso! Nada que eu possa escrever aqui, é capaz de transmitir a sensação que é! Simplesmente vivam o momento, deixem Deus guiar vocês ali, deixem a presença do Nosso Senhor nos consumir. Garanto que sairão de lá com uma relação muito mais forte com Deus, e não vão se arrepender.”, declarou Fernanda Rafaela G. de Souza, do curso de Recursos Humanos do CEDESP Bom Retiro.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – Instituto Dom Bosco