Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Bom Retiro - São Paulo

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Bom Retiro possui um prédio majestoso, em frente à Praça Cel. Fernando Prestes, mas nem sempre foi assim. Em seu princípio, entre os anos de 1914 e 1918, a paróquia confiada aos Salesianos não tinha teto e suas atividades eram realizadas no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Somente em 1918 foi inaugurada uma capela mais ou menos no local onde hoje está construída a igreja.

Desde o início também se tinha em mente a criação de uma instituição de ensino de caráter popular, que viria a ser o Instituto Dom Bosco. Iniciada em 1923, dez anos depois a igreja fora coberta e começou a prestar serviço ao populoso bairro, então formado na maioria pela população de origem italiana.

O bairro, por sinal, sempre foi povoado por colônias de migrantes. Depois dos italianos, os israelitas e os coreanos, que culturalmente não praticam o culto católico. Com o desmembramento da paróquia em outras comunidades paroquiais, o número de participantes da comunidade paroquial diminuiu. Por outro lado, por estar localizada junto à Estação Tiradentes do Metrô, a igreja tornou-se uma paróquia “de passagem”, abrindo suas portas àqueles que trabalham ou passam pela região para que possam contemplar e rezar.

Endereço:

Rua Três Rios, 75 - Metrô Tiradentes / Tel: 11 3227-6023

Site: www.auxiliadora.org.br