Pindamonhangaba faz novena e festa a Nossa Senhora Auxiliadora
05/30/2018
Bom Retiro: educandos do CCA PROVIM participam de oficina de cupcake
06/04/2018

Paróquia de Matão recebe relíquia de São João Bosco

Foto com a relíquia durante a missa do dia 28 de maio

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Matão, foi agraciada com uma relíquia de São João Bosco, patrono da Congregação Salesiana e Pai e Mestre da Juventude. A entrega foi realizada no dia 28 de maio durante o tríduo eucarístico em preparação à festa de Corpus Christi. A seguir o relato de João Pedro Gregório, um dos incentivadores para que a relíquia chegasse à cidade.

“Depois de um longo tempo amadurecendo, a ideia de ter uma relíquia de São João Bosco em Matão-SP, juntamente com o Padre Braulino Gillioli Júnior, pároco na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, fizemos um pedido ao Padre Justo Ernesto Piccinini. E não é que deu certo, a relíquia chegou!

Foi grande a emoção, quando recebemos o e-mail do padre Justo Ernesto Piccinini, sdb, avisando que a relíquia de São João Bosco havia chegado da Itália para nós e foi maior ainda a alegria em ir buscá-la pessoalmente na Inspetoria Salesiana em São Paulo.

Sabendo dos pragmatismos sociais em que nós jovens, estamos cada vez mais expostos – drogas, prostituição, guerrilhas, gangues, tráfico e narcotráfico – surgiu o interesse por alimentar a piedade cristã juvenil em nossa cidade e também a devoção ao santo patrono das juventudes, ninguém menos que o amável Dom Bosco! Fo aí então que procuramos o Padre Braulino, homem bom e firme, interessado nas coisas do reino de Deus e preocupado com o bem das juventudes, para nos ajudar a fazer o pedido ao Inspetor dos Salesianos em São Paulo.

Stefany, Pe. Piccinini e João Gregório na Casa Inspetorial

Primeiro tínhamos uma previsão de data para a relíquia chegar, não deu certo, pois as nevascas em Roma – o que não é comum – atrapalhou que a relíquia chegasse ao aeroporto à tempo de alcançar o padre que vinha para o Brasil. Enfim, depois da Páscoa do Senhor Jesus, foi possível que eu e uma grande a adorável amiga, Stefany de Moraes, nos encontrássemos com o Padre Justo Ernesto Piccinini na inspetoria salesiana, em São Paulo, e também com Dom Bosco, pois diz o Papa Bento XVI: “Ter a relíquia de um santo, é como ter a presença do próprio santo. Alguém que está no céu, e contempla à Deus face à face. Ali já foi para mim e para a Stefany um momento milagroso, “Basta que sejais jovens para que eu vos ame” dizia Dom Bosco, e nos sentimos amados.

Aproveitamos para passear pela rumorosa metrópole paulistana e conhecemos também o Colégio de Santa Inês, das Filhas de Maria Auxiliadora e fomos bem recebidos pela Irmã Lúcia, fma. Lá ouvimos um pouco sobre a Santa Mria Mazzarello e sua fidelidade à proposta de Dom Bosco e seu Sistema Preventivo.

Em suma, no último dia 28, foi celebrado o tríduo eucarístico, preparando a festa de Corpus Christi, que é muito tradicional em nossa cidade, são 70 anos que se enfeitam as ruas. E na igreja matriz, Paróquia Senhor Bom Jesus, os jovens matonenses receberam a relíquia de São João Bosco na presença de quase todos os padres da cidade, do Padre Jorge Nahra, Vigário Episcopal de nossa região e também de Dom Luiz Gonzaga Féchio, Bispo Diocesano de Amparo e nosso conterrâneo. Também vieram de Araraquara o Padre Osmar Padovan e o religioso Rafael de Souza, salesianos que trabalham no Lar Juvenil São Domingos Sávio.”

João Gregório, Ir. Lúcia e Stefany no Colégio de Santa Inês

Agora a relíquia vai passar em todas as paróquias e no dia do nascimento de Dom Bosco, será entronizada em seu nicho, que foi carinhosamente preparado em uma capela, para veneração pública.

Que Dom Bosco nos ajude a neste ano em que o Papa Francisco chama os jovens para um aberto diálogo no Sínodo sobre os jovens e as vocações, a responder o convite da igreja, para sermos protagonistas de uma evangelização aberta, capaz da acolhida, em estado permanente de missão.

Dom Bosco foi um homem formidável, pra frente de seu tempo e arrasta atrás de si os corajosos. Viva Dom Bosco e seu amor à juventude! Nós somos amigos de Dom Bosco!

João Pedro Gregório