Rádio Dom ingressa na Rede Salesiana Brasil de Ação Social
09/02/2020
Paróquia Santa Luzia celebra Dom Bosco
09/02/2020

Parada Pedagógica Online traz a vivência de Dom Bosco em tempos de Pandemia

Ainda que a Pandemia provocada pelo COVID permaneça em todo o mundo, o Instituto Dom Bosco – Bom Retiro (IDB), em São Paulo (SP), desde o início do isolamento social promove reuniões e integração entre colaboradores e educandos. No dia 28 de agosto, não foi diferente, toda a última sexta feira do mês acontecem as Paradas Pedagógicas e, ainda que em isolamento, o IDB realizou a sua formação online.  

Na abertura Flávia Sousa, Responsável pelo área de Recursos Humanos, apresentou o tema que seria abordado no decorrer da manhã: Esperança; Na sequência Marcos Roberto, do Relacionamento Institucional, realizou o sorteio de imagens de Dom Bosco, fortalecendo ainda mais o mês do Padroeiro, que completaria 205 anos no dia 16 de agosto. O sorteio foi realizado para os colaboradores que enviaram mensagens no novo formato de comunicação do IDB, via WhatsApp (https://api.whatsapp.com/message/PHF4NFQJGMREA1). Em continuidade Everton Ramon, Educador do CEDESP Vila Paulistana, homenageou e agradeceu os Profissionais da Saúde que estão em batalha na luta contra o Coronavírus.

A primeira formação foi conduzida por Magno Fonzar, Diretor de Pastoral da Instituição, trazendo a seguinte reflexão: “É tempo de Cuidar – O Instituto Dom Bosco e a atual Pandemia”. De maneira bem elaborada, Magno, relacionou o atual vírus a Epidemia vivida por Dom Bosco em 1854, a cólera-morbo invadira Turim de modo violento e as palavras mais utilizadas naquela época não se distanciam das usadas atualmente, eram elas: higiene, política, cuidados, coletividade (…) entre outras.

Durante a explicação Magno acendeu a Esperança, mostrando como Dom Bosco conduziu o momento, como não permitiu que o cansaço o abate-se, como posicionou-se e orientou seus jovens, sendo então reconhecido publicamente. “Uma vida virtuosa. Quem ama cuida, quem ama antecipa-se. Qual ambiente e cultura pensamos para o retorno das atividades e acolhida de nossos educandos e família? Alegria; Responsabilidade e Respeito – ARR, devem ser lembrados ao pisar na porta, antes mesmo de entrar na Instituição!”

Após a contribuição Magno, abriu um debate para que cada um opinasse sobre o abordado. “Devemos tomar cuidado com o tal do “Novo Normal”, para que isso não descarte nossa responsabilidade diante da situação, naturalizando a Pandemia.”, declarou Israel Marques, Educador do CEDESP VP.

Em continuidade na formação Monique Carvalho, Psicóloga e Ana Claudia, Dentista, ambas atuantes no IDB, trouxeram a pergunta: “Quais os impactos da Pandemia na vida de vocês?” Após o debate e partilha de ideias entre os colaboradores, as responsáveis pela formação apresentaram uma imagem (abaixo) e perguntaram o que os participantes enxergavam. Entre muitas opiniões: “O outro da cor na vida da gente!”, considerou Flávia.

A transmissão da Parada Pedagógica – Julho, aconteceu via TeamLink e Grupo do Facebook, para aqueles que a internet estava oscilando. Além disso, o IDB disponibilizou aos colaboradores um espaço seguro e com acesso, na obra, para aqueles que não possuíam ferramentas para acessar os canais. O momento rendeu mais de 70 participações.

Por Fabiana Santello – Comunicação do Instituto Dom Bosco Bom Retiro