Solidariedade: IDB contempla mais de mil famílias durante o mês de junho
07/09/2020
Jardim Nordeste realiza Festa Julina drive-thru e delivery
07/24/2020

P. Silvio César recebe prêmio da Fundación Padre Jaime

Realizou-se domingo, 12 julho, por ‘Zoom’, à luz do lema “A pregação eficaz”, a cerimônia de premiação do concurso promovido pela “Fundación Padre Jaime”, em homenagem a sacerdotes salesianos empenhados na difusão do Evangelho. Nessa 4ª edição do encontro, com 40 votos cada, foram premiados Dom Alberto Lorenzelli, Bispo Auxiliar de Santiago do Chile, e o P. Sílvio César da Silva, Pároco de Santa Teresinha, em São Paulo (SP), no Brasil.

A “Fundación Padre Jaime” é uma fundação nascida em 2009 para recordar a figura e levar avante a missão do P. Jaime Rodríguez Forero SDB, que concentrou toda a sua vida sacerdotal na Eucaristia e na Ação pastoral, sendo também professor e pesquisador em áreas como Teologia, Sociologia e Bioética. Tomando tal sacerdote salesiano como modelo, a fundação promove e apoia também os religiosos salesianos que se preparam ao sacerdócio.

Exatamente para oferecer aos clérigos salesianos bons parâmetros e para encorajá-los a pregar com o  coração, nasceu em 2017 este concurso, que visa identificar aqueles religiosos que partilham aquelas características sacerdotais que foram as peculiares do P. Jaime Rodríguez Forero.

Em 2017 foi premiado o P. Tomás Jordán, por seu acompanhamento aos doentes; em 2018, o P. Jorge Atarama por seu empenho na pesquisa histórica salesiana no Peru; e em 2019, o P. Alejandro Moreno, por sua contribuição pastoral.

Durante a cerimônia de domingo passado, o P. Martin Pongutá, sacerdote salesiano da Inspetoria São Pedro Claver, de Bogotá, sublinhou o sentido do prêmio atribuído a Dom Lorenzelli, motivando-o com a vizinhança que demonstra ao partilhar o Evangelho. “Muito pedagogicamente, nos apresenta o método pelo qual preparar-se para a pregação, levando um estilo de vida próximo à missão que foi confiada por Deus”.

Por sua vez, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Santiago agradeceu pelo convite a esse encontro, que definiu “belo e significativo” pela oportunidade que oferece – entre tantas outras – de “encontrar-se como Família Salesiana”.

Palavras de elogio foram também expendidas para o P. Sílvio Cesar da Silva, igualmente vencedor do prêmio concedido pela “Fundación Padre Jaime”.

O encontro se concluiu com uma serenata animada por musicistas locais e com o lançamento de uma moeda comemorativa.

Encerrou o ato Rosemary León Buitrago, Fundadora da organização, exortando calorosamente: «Cuidai dos vossos Sacerdotes!”.

Por Agenzia Info Salesiana (ANS)