Um olhar de encantamento para a Educação Infantil
06/27/2019
Piracicaba: Projeto Maiêutica apresenta mundo das profissões às crianças
07/01/2019

Mulheres em destaque: alunas salesianas obtém altas notas em redação

Isabela prestou o ENEM 2018 como treineira e alcançou 980 pontos na redação, em uma escala que vai até 1000.

Das 55 redações com nota mil no ENEM 2018, 42 foram escritas por mulheres! Os dados foram divulgados em janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Ana Clara obteve a maior média na redação do Simulado da Rede Salesiana Brasil

Realmente, as mulheres têm alcançado altas colocações nos resultados de provas de redação e, no Colégio Salesiano São José, de Sorocaba, não é diferente. Isabela Genkawa, 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio, participou do ENEM 2018 como treineira e obteve um desempenho surpreendente: alcançou a maior nota de redação da cidade de Sorocaba no exame, 980 pontos, apenas quatro alunos em todo o Estado de São Paulo tiveram maior pontuação que ela e tiraram nota 1000.

A busca das mulheres pela igualdade de oportunidades no trabalho e a luta pelo voto, pelos direitos civis e contra a violência certamente contribuem para formar gerações ainda mais antenadas com o que acontece no mundo, mais envolvidas com a produção do conhecimento e com a percepção de que a educação é o melhor caminho para se construir uma sociedade mais justa.

Outro grande destaque em Sorocaba foi a divulgação do ranking do “Simulado da Rede Salesiana”. A aluna Ana Clara Chen, 16 anos, da 3ª série do ensino médio, ficou com a maior média em redação de todo Brasil (960 pontos).

Essa constatação de crescimento do desempenho das mulheres em redação é bastante recente e ainda não oferece uma explicação consensual dos especialistas no assunto. Contudo, é preciso parabenizá-las e incentivá-las a continuarem a escrever com sensibilidade e clareza para levar as pessoas a refletirem, a se informarem ou a tomarem decisões por meio de seus textos.

Comunicação e Marketing – Colégio Salesiano São José