Alunos do Liceu Coração de Jesus concluem o programa PROERD
06/23/2015
Ensino Médio do Liceu Coração de Jesus participa do Programa Jô Soares
06/23/2015

Material da RSE e estudo do meio ajudam na conscientização de alunos

Durante o 1º semestre, os alunos do 1º ano da Escola Salesiana São José, de Campinas-SP, realizam o projeto “Cuidados com o Planeta Terra”, proposto pelo material da Rede Salesiana de Escolas, o Caleidoscópio. De acordo com o manual do professor, “esse projeto tem como objetivo repensar a questão do lixo no universo, sensibilizando e conscientizando o grupo de adultos e crianças da possibilidade de reduzir, reaproveitar e reciclar determinados produtos que podem comprometer a sobrevivência de todo o Planeta”.

O projeto inicia-se com uma conversa sobre o lixo. Os alunos falam o que eles sabem sobre o assunto e trazem à tona suas dúvidas e questionamentos. Para terem consciência de como nós somos responsáveis por parte do lixo que é produzido no mundo, fazem uma pesquisa de campo em casa e na escola, com o objetivo de ver o tipo de lixo que produzem no dia a dia, a quantidade de cada um e o local onde são colocados. Em seguida efetuam uma análise do que foi encontrado, avaliam a necessidade de se produzir essa quantidade de lixo e se ele está sendo separado corretamente, ou seja, se está sendo feita a coleta seletiva. Ainda realizam uma pesquisa de decomposição, na qual podem perceber que o tempo de decomposição do lixo orgânico é menor do que o dos demais.

Passada a fase de conscientização dos problemas causados pelo lixo é hora de pôr em prática ações que fazem bem ao meio ambiente e às pessoas. Como forma de reduzir a produção de lixo na escola, sempre que possível, os alunos utilizam as folhas de papel dos dois lados para realizarem as atividades e usam o mesmo copo descartável ao longo do período de aula para beberem água, evitando, assim, a produção excessiva de lixo. Para explorar a questão da reutilização dos materiais recicláveis, os alunos constroem brinquedos como pé de lata e vai-vem. Com o objetivo de entenderem o que é reciclagem, fazem o papel reciclado, utilizando papeis e jornais velhos.

Para complementar o projeto, os alunos participam de um estudo do meio, visitando o Instituto Estre, um aterro sanitário de Paulínia-SP. Lá eles têm a oportunidade de conhecer o local para onde vai tudo o que jogamos fora e também de saber como é o funcionamento de um aterro sanitário.

Simone Silva