Jd. Nordeste recebe doações do Colégio Santa Teresinha
09/28/2020
Aluna de Piracicaba divulga solução sustentável para ajudar os mais necessitados
09/29/2020

Lançamento do pôster da Estreia 2021

Movidos pela esperança: ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap 21,5)” é o tema que o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime, escolheu para a mensagem de sua Estreia para 2021. Como todos os anos, sua mensagem vem acompanhada por um pôster que traduz graficamente as intuições e orientações que o ‘pai e centro de Unidade da Família Salesiana’ deseja oferecer a todos os seguidores de Dom Bosco.

Seguindo um caminho que vem sido percorrido há já alguns anos, o de atribuir a preparação do cartaz da Estreia a artistas de diversos contextos e origens geográficos e visando captar cada vez as diferentes sensibilidades presentes no universo salesiano, o Dicastério para as Comunicações Sociais quis privilegiar, nesta edição, as percepções da América Latina.

Entre os vários projetos propostos, o escolhido foi o do ilustrador argentino Gustavo Daguerre, 41 anos e uma vida passada nos ambientes salesianos, o qual atualmente trabalha como coordenador pastoral de um instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e, no passado, já ilustrou as páginas do Boletim Salesiano do seu país.

Eis como ele apresenta o pôster:

“Quando vi a frase que acompanhará a Estreia de 2021, pensei na necessidade de oferecer, por meio da imagem, o que para mim é forte naquela oração: A ESPERANÇA. Para nós, como comunidade de crentes, a esperança é depositada em Jesus. Muitas vezes sentimos, nestes tempos, que as pessoas não têm esperança. Basta uma pandemia para fazer a humanidade ‘tremer’ e torná-la muito mais vulnerável. E nessa humanidade ferida estão também os nossos jovens, os privilegiados do nosso carisma. Por isso, e quase ‘rezando’, encontramos no centro a imagem de Jesus que nos ampara, nos convida a nos levantarmos, e não apenas com a mão estendida, mas também com o olhar compreensivo que dá dignidade. Ao seu redor há um ambiente que converte, de cenário cinzento, escuro, denso a outro, cheio de cor, com o brilho necessário para enxergar o testemunho de Cristo no rosto de quem nos recebe.

Que nosso grande desafio, como Família Salesiana, seja simplesmente ser sinal de Esperança, colocar luz e cor, olhar com os olhos cheios de compreensão, continuar a curar e acompanhar o que esta pandemia feriu; continuar a prestar atenção às necessidades dos outros, assim como nos ensinaram Dom Bosco e Madre Mazzarello”.

O cartaz será impresso e distribuído nos próximos dias e, de acordo com os serviços postais de cada país, deverá chegar às casas salesianas no mês de outubro. O cenário poderá ser modificado pelos ilustradores salesianos de todo o mundo para representar as diferentes realidades locais.

O pôster em formato digital, nos seis idiomas mais falados na Congregação, já está disponível. Clique aqui para acessar ou visite o Flickr oficial da ANS.

Fonte: ANS