Encenação da Paixão de Cristo em Sorocaba
04/07/2015
Missa de Páscoa no Liceu Coração de Jesus
04/13/2015

Juventude Salesiana proclama “Páscoa sagrada, ó festa de luz!”

“Vinde, pois, todas as nações da terra oprimidas pelo pecado e recebei o perdão. Eu sou o vosso perdão, vossa páscoa da salvação, o cordeiro por vós imolado, a água que vos purifica, a vossa vida, a vossa ressurreição, a vossa luz, a vossa salvação, o vosso rei. Eu vos conduzirei para as alturas, vos ressuscitarei e vos mostrarei o Pai que está nos céus; eu vos levantarei com a minha mão direita” (Da Homilia sobre a Páscoa, de Melitão, bispo de Sardes – século II).

As reflexões, desertos, dinâmicas e celebrações vivenciadas por cinquenta jovens, acompanhados por assessores leigos, salesianas e salesianos durante o Tríduo Sagrado, partiram da essência da vida da Igreja, o Mistério Pascal, centro da fé cristã.

A Páscoa Juvenil é um projeto das Inspetorias Salesianas de São Paulo – FMA e SDB – tendo em vista uma vivência espiritual comunitária das festas pascais com jovens de diversas obras salesianas. O itinerário pedagógico-espiritual do evento é desenvolvido num clima de retiro, no qual se reflete sobre o sentido das grandes celebrações do Sagrado Tríduo. Quando se compreende as motivações centrais dos ritos, dos textos sagrados e dos gestos celebrativos, os jovens participam das celebrações com um olhar de fé mais atento.

Na perspectiva salesiana, buscou-se promover a ligação das celebrações com a vida cotidiana dos cristãos jovens. É muito especial para os salesianos e salesianas receber uma resposta tão positiva dos jovens.

O local de concentração do grupo da Páscoa Juvenil foi o Colégio Santa Inês das FMA. A casa também é sede da Inspetoria Santa Catarina de Sena. Para participar das celebrações do Tríduo, o grupo se dirigiu ao Santuário Coração de Jesus, junto ao colégio Liceu Coração de Jesus.

Bendito seja Deus: pelas famílias dos jovens que estiveram reunidos; pelos responsáveis das comunidades por encaminhá-los para este momento; por todos os responsáveis pela organização, desde o espaço e os materiais até as refeições; pelos que prepararam as reflexões; pela comunidade paroquial do Liceu, enfim, bendito seja Deus pelos jovens juntos dos quais as salesianas e os salesianos     buscam a santidade.

“Bendito sejas, ó rei da glória, Ressuscitado!”

Eraclides Reis Pimenta, SDB