Outubro Rosa: palestra em Campinas aborda doenças em crianças
10/25/2019
Paróquia Santa Luzia promove Final de Semana Missionário
10/29/2019

Jovens celebram a santidade no FEST 2019

É possível ser alegre e ao mesmo tempo ser santo? A resposta para os jovens, Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora (irmãs salesianas) e dos demais grupos da Família Salesiana que participaram do FEST (Festival da Juventude Salesiana) é sim.

O evento, promovido pela Pastoral Juvenil Salesiana e realizado no sábado, 26 de outubro, no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo – SP, teve o mesmo tema da Estreia do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, “A santidade é também para você” e o lema “Seja santo em sua maneira de viver”, baseado na passagem 1Pe 1, 15.

Eram cerca de 10 horas da manhã quando os primeiros grupos com jovens das presenças salesianas dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora começaram a chegar. Todos com a camiseta do evento, mas cada um ao seu estilo, foram entrando no colégio e aproveitando a acústica do pátio e das quadras cobertas para fazer muito barulho anunciando a alegria juvenil. Ao todo, mais de 4 mil jovens participaram dessa edição, superando os números de 2018.

O FEST teve início oficialmente às 11 horas com a celebração eucarística, presidida pelo inspetor, Pe. Justo Ernesto Piccinini e concelebrada por um grande número de salesianos. Na homilia, o inspetor reforçou o sentido da existência da congregação. “Acreditem, queridos jovens: vocês são o sentido da existência da nossa consagração como salesianos e como salesianas”. E fez três reflexões com os jovens: a relação pessoal com Deus, a relação com o outro e a relação com a sociedade por meio da vocação. Sobre a última pediu: “Gente, chega de casamento destruído, chega de casamento infeliz, chega de padre infeliz, chega de irmã infeliz! Nós precisamos pensar bem na nossa escolha, na nossa vocação, como podemos ajudar a Deus a transformar o mundo e a tornar o mundo alegre, feliz, um mundo transformado. Essa é a palavra do Papa, esse é o desejo do Papa a todos os jovens e essa é a palavra que o Padre Piccinini transmite a cada um de vocês”.

“Todos somos convidados a nos tornarmos santos e santas porque a santidade é possível para todos. E olhe, minha gente, o mais bacana é que a santidade salesiana é uma santidade simpática, uma santidade alegre, uma santidade otimista, cheia de festa e de esperança”, motivou a inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Helena Gesser. A Ir. Alaide Deretti, Conselheira Geral para as Missões das FMA, também deixou sua mensagem aos jovens: “Aqui hoje eu realmente estou respirando um ar de santidade. A santidade através do modo como cada um de vocês viveu este momento de encontro com o Senhor através da Palavra, através da Eucaristia. Para ser santo é preciso crescer em humanidade, em fraternidade e em espiritualidade”, fazendo relação com os jovens e o encontro.

O FEST seguiu no período da tarde com a prática de esportes, entre eles o uso da Arena Salesiano, a nova arena society do colégio, apresentações de dança, teatro e o concurso de bandas que teve como vencedora a banda “Os Saltimbanda” da Escola Salesiana São José, de Campinas.

Para fechar o dia mais um momento de espiritualidade, com a Vigília e a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Texto: Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social SDB / Fotos: New Face Fotos