Instituto Dom Bosco participa do encontro anual Mesa Brasil
12/14/2018
Dom Tarcísio Scaramussa recebe a Medalha do Mérito Humanitário
12/14/2018

Instituto Dom Bosco: turmas dos CEDESP apresentam trabalhos de conclusão

As turmas dos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) das unidades Vila Paulistana e Bom Retiro do Instituto Dom Bosco apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso entre o final de novembro e o início de janeiro. Ao todo, educandos de cinco cursos concluíram seus ciclos de capacitação profissional.

CEDESP Vila Paulistana

Os jovens do CEDESP da unidade Vila Paulistana apresentaram seus trabalhos entre os dias 26 e 29 de novembro. Concluíram os cursos os estudantes dos cursos Auxiliar Administrativo, Recursos Humanos, Empreendimentos e Marketing e Logísitica.

Durante as apresentações a banca avaliadora considerou cada narrativa para, posteriormente, questionar as turmas e foram surpreendidos: “Cada resposta era exclusiva e assertiva, além disso o ‘business plan’ apresentado pelos jovens, me deixou admirado ”, comentou André Felipi, educador de Marketing.

Os membros do programa Jovem Aprendiz IDB, junto responsável pelo Núcleo de Encaminhamento Profissional (NEP) Alexandro Mota, assistiram as apresentações e falaram por um momento sobre suas experiências na casa, já que muitos passaram pelo CEDESP, e a respeito a relevância do programa que hoje fazem parte.

“Trata-se de um momento de amadurecimento profissional e de protagonismo juvenil latente em nossos jovens”, concluiu Rosana Aparecida, coordenadora do CEDESP.

CEDESP Bom Retiro

Em 6 de dezembro foram as turmas do curso de Empreendimentos e Marketing da unidade Bom Retiro que apresentaram seus trabalhos de conclusão.

Durante as apresentações, realizadas na sala de multimídia São Domingos Sávio GWI, foram conhecidas empresas fictícias dos mais variados segmentos. Destaque para o aplicativo Love Life, uma nova forma de alimentação que alinhou a tecnologia a uma nova tendência muito mais saudável, à empresa Agilize, do setor de logística, focando em um transporte rápido e seguro e à empresa LêPet, que apresentou um petshop móvel, animando a plateia com o vídeo institucional gravado de modo independente por eles. Além disso, algumas empresas empresas ofereceram óculos de grau e escuros com armações diferenciadas.

De um modo geral os educandos apresentaram seus trabalhos com todos os tópicos apresentados em sala de aula como: pesquisa e segmentação de mercado, criação de logotipos, custos e medidas, criatividade, análise swot, entre outros.

“Apesar de toda tensão nervosa que os educandos ficam na semana de apresentação é um momento ‘mágico’ onde eles conseguem colocar em prática os aprendizados em sala e o protagonismo que tanto buscamos desenvolver. Além disso, ideias criativas e promissoras de marcas e serviços são apresentadas por eles, deixam a gente entusiasmados e muito orgulhosos”, declarou Fabiana Santello, educadora de comunicação no Instituto.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – Instituto Dom Bosco