Instituto Dom Bosco faz “bloquinho de carnaval” para seus educandos
03/06/2019
Alunos da Escola Salesiana São José são aprovados em escolas técnicas públicas
03/08/2019

Instituto Dom Bosco: educadores, educandos e familiares discutem sobre o ECA

No mês de fevereiro os educadores, educandos e familiares do Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor CCA PROVIM do Instituto Dom Bosco, de São Paulo, recebeu a palestrante Luciana Ribeiro, psicóloga da Secretaria de Estado de Desenvolvimento | Centro de Referência às Vítimas de Violência SEDES/CNRVV, que em parceria com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente FUMCAD, realizou um momento formativo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA.

A palestrante mostrou vídeos relacionados ao tema, para então iniciar uma roda de conversa para saber qual a compreensão dos espectadores sobre o assunto. Na sequência, Luciana, propôs uma atividade onde os jovens deveriam elaborar cartazes com as seguintes frases: “Que bom? Que Pena e Que tal?” No “Que Bom”, foram inseridos as garantias que o Estatuto propõe, os deveres e direitos. Já no “Que Pena”, foram identificados os direitos que mesmo em lei, ainda são violados pela sociedade e governo, no cartaz apresentaram “Que pena que a saúde, educação, lazer, moradia de qualidade que estão na lei ainda não estão sendo executadas e garantidas de fato, de forma verdadeira e eficaz…” Citaram ainda, o fato da violação pelos próprios adolescentes que não cumprem seus deveres. Já no terceiro cartaz “Que Tal”, foram apresentadas soluções para o “Que Pena” e abordou como manter o “Que bom”, através de práticas diárias e conscientes.

“No tema “Que tal”, eles me surpreenderam, o que eles colocaram no cartaz que mais me marcou foi a seguinte frase “Que tal sairmos do papel e ir para a prática?”. Essa frase resumiu todo o trabalho feito no dia, e aí sim pude perceber que eles entenderam o que foi proposto na atividade. Eles apresentaram os cartazes e foi um momento muito lindo!”, declarou Tiago Costa, educador do CCA PROVIM.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – Instituto Dom Bosco