CPDB participa da Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M
12/03/2018
Instituto Dom Bosco recebe sacolinhas de natal do Salesiano Santa Teresinha
12/06/2018

Instituto Dom Bosco amplia transparência no terceiro setor

O terceiro setor tem realizado um caminho de profissionalização através do aprimoramento de procedimentos. Prova disso é a prestação de contas através de meios de verificação, como por exemplo, fotos. Agora o Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, em São Paulo, envia fotos do preparo e consumo dos alimentos doados pelo Programa Mesa Brasil. Para Pérola Brito, coordenadora do IDB, “é uma forma de constatar a efetividade da doação”.

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

“É um grande prazer mostrar aos nossos apoiadores o benefício que cada doação traz aos educandos do IDB, e também considero este tipo de verificação essencial como procedimento administrativo. No terceiro setor transparência é essencial!”, afirma Pérola.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – IDB