Sagrada Família envia 22 jovens para a Semana Missionária
07/11/2016
Pe. Rodolfo Komorek terá livro e memorial digital
07/12/2016

Instituições Universitárias Salesianas realizam sua VII Assembleia Geral

De 4 a 9 de julho realizou-se no Salesianum – Casa Geral, em Roma, a VII Assembleia Geral das IUS (Instituições Universitárias Salesianas). Aproximadamente 60 participantes entre salesianos e leigos representaram as IUS da África, América, Ásia, Oceania e Europa.

Organizada pelo Dicastério para a Pastoral Juvenil e dirigida pelo Ir. Mario Olmos, coordenador mundial das IUS, a assembleia abordou os seguintes temas: Documento de Políticas para a Presença Salesiana na Educaçao Superior 2016-2021: Programa Comum 2016-2021; Orientações para a Pastoral Universitária Salesiana; Conselho Geral das IUS e Coordenações Continentais; Cota de participação para o período 2016-2021, Logo das IUS; Datas e locais das conferências continentais e da próxima assembleia.

Para iluminar o aprofundamento das questões a serem estudadas, a assembleia contou com reflexões propostas pelo Secretário da Congregação para a Educação Católica, D. Vincenzo Zani (A Educaçao Superior Catolica), pelo Secretario Geral da FIUC, D. Guy-Réal Thivierge (O mundo dos jovens universitarios), pelo Reitor-Mor, Pe. Angel Fernandez Artime (Orientações da Congregaçao Salesiana), pelo Conselheiro para a Pastoral Juvenil, Pe. Fabio Attard (Orientaçoes da Congregação para a presença salesiana na Educação Superior) e pelo Ir. Mario Olmos (Relatórios e Pastoral Universitária Salesiana).

A partir de outubro de 2016 o Pe. Marcelo Farfan, do Equador, assume a Coordenação Mundial da IUS. O Ir. Mario Olmos foi eleito Coordenador das IUS America e, junto com o Pe. Ricardo Carlos, Pe. Josè Marinoni e Pe. Jorge Baeza deverá animar as ações do Continente. O Pe. Ronaldo Zacharias, reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), foi nomeado membro da Comissão responsável pelo Documento de Orientações sobre a Pastoral Universitária Salesiana nas IUS.