Instituto Dom Bosco reinaugura PROVIM digital
11/07/2016
UNISAL oferece curso gratuito para capacitar instituições sociais em Lorena
11/08/2016

III Seminário PIBID promove integração entre escola e universidade

O III Seminário Salesiano PIBID (Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência) foi realizado em 27 e 28 de outubro de 2016, no UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Lorena. Com foco sempre na formação de professores, no mês em que se comemora a profissão do docente e o seu papel fundamental na vida dos alunos e da sociedade. O Seminário PIBID teve por base as políticas da CAPES para a formação de professores da Educação Básica e reuniu jovens, professores e profissionais da Educação do Vale do Paraíba, para troca de experiências pedagógicas.

A Diretora Operacional do UNISAL, Prof.ª Grasiele Nascimento deu as boas-vindas aos participantes. O evento contou com a presença do Diretor da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá/UNESP, Prof. Mauro Hugo Mathias, do Dirigente de Ensino da Diretoria de Guaratinguetá, Prof. Tarso Araujo e da Coordenadora institucional do PIBID, Prof.ª Euni Vieira. A cerimônia ainda teve na plateia a supervisora da Diretoria de Ensino, Prof.ª Elisa Regina, além de professores coordenadores de área e supervisores dos projetos aplicados nas escolas.

No primeiro dia, foram apresentados seis subprojetos nas áreas de Filosofia, Matemática, História e Psicologia do UNISAL , além de subprojetos de Física e Matemática da UNESP/FEG de Guaratinguetá. As mais variadas experiências foram contadas por mais de 30 alunos bolsistas das duas IES. Projetos que englobaram e deram vida e sentido à educação no Brasil. “Todos os projetos estavam carregados de paixão e força”, afirmou a coordenadora institucional do PIBID, Prof.ª Euni Vieira, ao longo de sua fala. A professora Lilia Mota da Silva, coordenadora do subprojeto PIBID Psicologia, fez questão de parabenizar a equipe que foi à sua escola, por conta da mudança de público-alvo. “Nossa escola foi presenteada pelo trabalho com os professores, afinal, nós docentes precisamos de atenção e queremos formação contínua”, revelou Lilia.

Em 28 de outubro houve o encontro das escolas públicas e bolsistas do PIBID para avaliação no Laboratório de Inovação Acadêmica do UNISAL. No III Seminário PIBID houve uma roda de conversa com o tema: “A importância do PIBID para a formação de professores.” O Prof. Coordenador de subprojeto PIBID História, Antônio Tadeu de Miranda Alves, mediou o debate, que contou ainda com a Prof.ª Sueli Guadalupe da UNESP/SP, o Prof. Carlos Eugênio do Nascimento Neto, Coordenador da EE Arnolfo Azevedo, de Lorena e o Prof. Luiz Henrique Nascimento Leite (Ex- Bolsista de Iniciação à Docência PIBID História). Em seguida, foi realizado o lançamento do livro sobre o PIBID, resultado do trabalho dos representantes das instituições.

Comunicação e Marketing – UNISAL