Campanha Missionária 2020: A vida é missão
10/01/2020
Centro Juvenil da Lapa realiza encontro sociofamiliar online
10/01/2020

IDB realiza reuniões com especialistas para possível retomada

Regiane Santos, Assistente Técnica do Centro para Crianças e Adolescentes/Programa Vida Melhor (CCA/PROVIM), do Instituto Dom Bosco – Bom Retiro (IDB), em São Paulo (SP), narrou parte dos últimos meses, em que a equipe se dedica à elaboração de protocolos para segurança dos jovens e educadores no retorno das atividades

“Em março foi anunciada uma doença (Covid 19) que mudaria a vida de todos. Passamos por dias difíceis, de incerteza e ainda estamos passando. Mas, precisamos nos reinventar, reagir e trabalhar para estar perto de todos, mesmo que à distância, dar apoio a equipe e ajudar as famílias em tempos de Pandemia, esse vem sendo nosso desafio diário.

Para encarar essa nova realidade, contamos com a participação de todos os colaboradores do Instituto Dom Bosco e Parceiros, cada contribuição está sendo muito importante para continuarmos a nossa caminhada. Passamos por um processo formativo com a Doutora Ana Claudia, Cirurgiã Dentista do IDB, esclarecendo diversas dúvidas sobre o coronavírus, prevenção, higienização de superfícies, contágio, reinfecção, cuidados com espaços e pertences pessoais, além da importância do uso de máscaras, sala de isolamento, saúde bucal, imunidade, e também tivemos formação com a Doutora Monique Carvalho, Psicóloga no IDB, sobre os sentimentos que vêm à tona em relação à pandemia e os seus impactos em educadores, educandos e famílias. Tudo isso pensando no presente e em reflexos no futuro.

Nossos educadores não estão medindo esforços para preparar e encaminhar atividades pelas redes sociais do IDB e via WhatsApp, para oferecer os jovens do CCA/PROVIM momentos de descontração, conhecimento e alegria. Encaminhamos também vídeos com orientações importantes para as famílias e tivemos lives que promoveram informações e interação entre especialistas, equipes e familiares.

A equipe do CCA/Provim, juntamente com Magno Fonzar, Larissa Borges e Lucas Andrade, Equipe de Pastoral e Comunicação, e as nossas Especialistas Monique e Ana Cláudia, reúnem-se todas as terças-feiras (online), para analisar o cenário que estamos vivendo e ajudar todos os educadores na acolhida dos educandos no retorno às atividades presenciais. Nesses encontros planejamos quais atividades ajudarão os jovens a expressarem os sentimentos vivenciados no isolamento, a importância na adaptação dos espaços para atender às medidas de prevenção, além de dar continuidade em nossa cartilha de protocolos sanitários de prevenção à COVID 19, que deverá ser utilizada como parâmetro para todos público que se relaciona com o IDB, além de compartilhada com as famílias.

Todo nosso esforço é para dizer que estamos juntos nesta empreitada e para trazer tranquilidade às nossas famílias e educandos sobre um retorno responsável e seguro.”

Por Regiane Santos – Assistente Técnica do CCA/PROVIM Instituto Dom Bosco Bom Retiro