Centro Juvenil Lapa realiza Encontro Sociofamiliar sobre cidadania
11/03/2020
Dia Missionário Salesiano 2020: o Primeiro Anúncio na Europa
11/05/2020

IDB realiza Parada Pedagógica aliando presencial a online

O Instituto Dom Bosco – Bom Retiro, de São Paulo (SP), desde o início do isolamento social, promove reuniões e integração entre colaboradores e educandos. No dia 30 de outubro, última sexta-feira do mês, aconteceu a Parada Pedagógica, que desta vez aconteceu de modo híbrido: presencial e online.

Respeitando as regulamentações de distanciamento, utilizando máscaras de proteção e com recipientes de álcool em gel distribuídos pelos espaços da obra, o IDB deu início à reunião com cerca de 90% dos colaboradores presentes e os demais, considerados grupo de risco, acompanharam a o momento online. Logo na abertura Pe. Helio Espinula, Diretor Presidente, agradeceu pela vida de todos e lembrou que: “Não se trata de um interruptor, que apagamos e volta ser tudo como antes, já vivemos uma nova realidade e estamos em constante adaptação!”.

Na sequência Marcos Roberto, Larissa Borges e Dc. Magno Fonzar, representando a equipe de Pastoral, falaram sobre Alegria, Responsabilidade e Respeito – ARR, que vem sendo desenvolvida nas mais diversas ações para acolhida de crianças, jovens e adultos, por meio online e também no futuro presencial. Entregaram ainda flores de papel, nas quais os Educadores deveriam escrever sentimentos, ações que desejam para este momento de retomada que se aproxima; construindo assim o Nosso Jardim (espaço dedicado para inserção das flores).

Mantendo o foco na segurança, as equipes foram divididas por salas para o acompanhamento da formação realizada online pelo palestrante Volney Paulo Guaranha – “Estamos preparados para receber este ‘Novo Normal’?”. Com muito bom humor, Volney, de forma lúdica, nos convidou constantemente a refletir sobre o cenário de dificuldades que enfrentaremos. Qual será nosso papel de educador/formador de opinião? Estamos prontos para escutar? Reforçou a importância de nossas ações como reflexo das atitudes dos nossos atendidos. Lembrou que os protocolos de segurança existem e devem ser cumpridos, mas que devemos buscar sempre com criatividade e atenção a melhor forma de desempenhá-los, como através de aulas em pátio, por exemplo. Citou Leandro Karnal: “A Tempestade é a grande Aprendizagem. A capacidade de enfrentar dificuldades é o que nos torna melhores.”

No segundo momento, ainda em equipes, foram elencados os temas para as paradas pedagógicas de 2021. A sugestão dos temas foram apresentadas no teatro e serão colocadas em formato de formulário para que haja a votação de toda a casa. Sustentabilidade foi um dos temas citados.

Finalizando o primeiro momento, Alex Brito, Administrador Financeiro do Obra,  emocionou os colaboradores com sua apresentação e números, nesse caso, “nada frios”, pois representavam o número de mortos pela pandemia, o número de infectados, recuperados, além disso, mostrou o investimento em produtos de higiene e limpeza para distribuição às famílias dos atendidos e o número de 6.498 cestas básicas compradas durante a quarentena. Ao fim, apresentou o cenário do Instituto entre as realizações, dedicação e zelo durante o pandemia, que ainda permanece. Gerando uma comoção coletiva, o administrador apresentou um breve vídeo com fotos e vídeos das atividades realizadas pelos educadores no formato online, atribuindo a música de Raffa Torres – A Vida é Um Rio, “remaremos juntos!”.

Após o almoço, as equipes foram divididas para realização das reuniões setoriais. Ao fim do dia, os aniversariantes de março até outubro foram celebrados. Felizmente houveram muitos nomes a serem chamados.  

Por Fabiana Santello – Comunicação Instituto Dom Bosco Bom Retiro