P. Vinicius lança clipe de “Profeta dos jovens”
08/13/2020
Romaria virtual da família salesiana ao Santuário
08/14/2020

IDB realiza lives de apoio psicológico

Desde o início da Pandemia, o Instituto Dom Bosco – Bom Retiro (IDB), em São Paulo (SP), tem buscado os mais diversos meios para auxiliar, dar apoio e assistência aos educandos e familiares da Obra. Para contribuir, a Psicóloga da Instituição, Monique Carvalho, tem realizado uma Coluna Semanal chamada #conversandosobresaudemental, em que alguns assuntos como ansiedade, depressão e emoções em geral estão sendo abordados e divulgados em forma de textos, vídeos, além de dicas para lidar com estes sentimentos.

No mês de junho, a Educadora realizou uma live pelo Instagram do IDB com o tema “Conversando sobre Relacionamentos Abusivos”, que teve a participação de mais de 40 pessoas. Já no mês de agosto, o tema foi “Vamos falar sobre Autoestima?”, que reuniu 30 participantes.

Durante a live do mês de agosto, foi debatido e reforçado o importante papel que tem o Autoconhecimento. “Para nós, e principalmente nesse processo da construção de nossas autoestimas, o autoconhecimento é fundamental tendo em vista o relacionamento que iremos estabelecer com nós mesmos ao longo da vida, sendo compreendido por todos, portanto, enquanto uma chave e pilar fundamental para lidarmos com nós mesmos, com as adversidades, com nosso bem estar, saúde mental, desenvolvimento e também com os vínculos e comunicação que temos com os outros e mundo como um todo, de modo a contemplar todos nossos setores de vida (trabalho/profissional, familiar, social, espiritual, intelectual, saúde, lazer, pessoal/relacional,…)”, declarou Monique.

Para tanto, foram sugeridas como dicas algumas perguntas e questões de reflexão para que todos pudessem, respeitando seus limites e tempo interno, responder e escrever sobre elas, a fim de inicialmente poder auxiliá-los nesse pontapé inicial de seus autoconhecimentos. Entre as 23 perguntas: “Quem são vocês de verdade?”, “Como vocês se posicionam no mundo?”, “Quem participou do processo de construção da autoestima de vocês até aqui?”,  entre outras.

Foi frisado a todo tempo que nem sempre estaremos nos sentido bem ou fortalecidos no momento para realizarmos esses processos de construção de nossa autoestima ou do autoconhecimento sozinhos e que está tudo bem com isso, pois poderemos nesse caminho também sempre contar com Redes de Apoio (amigos, familiares, figuras religiosas, professores/educadores, outras pessoas em quem confiem), mas principalmente com profissionais de saúde como psiquiatras e psicólogos a fim de facilitar e melhor amparar nos nessa jornada, afinal #juntosomosmaisfortes.

Com isso, a Psicóloga Monique Carvalho disponibilizou e reforçou sobre a possibilidade dos atendimentos de apoio psicológicos breves aos Educandos matriculados em nos cursos e serviços nos semestres deste ano e estendendo para suas famílias caso precisassem ou quisessem conversar em particular/individualmente com a mesma, orientando ser necessário somente que entrassem em contato com as suas coordenações ou educadores para que agendassem e viabilizassem essa conversa tornando-a possível.

Contudo, aos demais participantes ou seguidores do Instagram do Instituto que não seguem no momento matriculados neste ano nos serviços conosco, a psicóloga disse que deixaria a disposição um link contendo profissionais da saúde como psicólogos, psiquiatras e instituições que estão nesse momento de pandemia oferecendo seus serviços de modo online e gratuito para assistência e acolhimento, com quem podem contar em ajuda se preciso: https://vitaalere.com.br/servicos-de-atendimento-apoio-psicologico-online-e-gratuito/

Enquanto última reflexão, a psicóloga lançou a seguinte pergunta: “Então, o que vocês podem começar a fazer por vocês e suas autoestimas hoje?”, para que cada um pudesse voltar para si mesmo e começasse a identificar no aqui e agora o que pode transformar em ação e cuidado consigo, em prol de suas saúdes mentais, bem estar e qualidade de vida, a partir do processo de construção e ou de fortalecimento de suas autoestimas e autoconhecimento.

Para assistir as lives basta acessar os links:

“Conversando sobre Relacionamentos Abusivos”: https://www.instagram.com/p/CBltvBQAvNM/

“Vamos falar sobre Autoestima?”

Parte I: https://www.instagram.com/p/CDmctawAII8/

Parte II: https://www.instagram.com/p/CDmfaeZggjq/

Por Fabiana Santello e Monique Carvalho – Instituto Dom Bosco Bom Retiro