Educando paulista escreve para revista alemã pela Don Bosco Green Alliance
09/21/2020
Inscrições abertas para II Seminário sobre P. Rodolfo Komorek
09/23/2020

IDB comemora Dia do Educador Social

O Instituto Dom Bosco – Bom Retiro , em São Paulo (SP), por sua Pastoral, preparou uma homenagem aos Educadores Sociais em seu dia, comemorado em 19 de setembro. Confira o vídeo abaixo:

O salesiano Magno Fonzar também deixou umas palavras aos educadores:

Quero ARR: alegria, responsabilidade e respeito

Deus soprou, o humano respirou e então viveu. Respirar é vida e, por isso, é algo tão natural. Contudo, respirar não deve ser apenas espontâneo. Sempre que respiramos, acolhemos e mantemos em nós dois preciosos dons: a vida, é claro, e o Senhor que dá a vida. Deus é a fonte, é Ele quem sopra e nos dá vida com seu ar.

            Por isso, a espontaneidade em respirar diz mais sobre Deus do que sobre nós, porque Ele é amor e dá vida abundantemente; Ele sopra com liberdade, não é mesquinho.

            Nós, em contrapartida, devemos respirar com entusiasmo, isso diz muito sobre nós. Entusiasmo significa “cheio de Deus”. Portanto, quem respira com vontade, respira fundo e enche bem os pulmões e todo o corpo. Esse sim é feliz, porque acolhe a vida e o Senhor que a concede.

            Assim, o nosso compromisso. Nós, Instituto Dom Bosco, educadores, educandos e famílias, QUEREMOS ARR. Queremos renovar o nosso compromisso com a vida e seguir fazendo o bem. Respirando com entusiasmo e preenchendo-nos de ALEGRIA – RESPONSABILIDADE – RESPEITO.

            Queremos com a ALEGRIA, reconhecer o valor de cada vida. Toda vida vale e por isso, prezamos cada pessoa com a qual nos encontramos e valorizamos esse ambiente de encontros que é o IDB.

            Queremos com a RESPONSABILIDADE, reconhecer que o IDB é lugar que nos quer bem e que faz bem. Por isso, é preciso somar sempre. Todos nós temos parte no bem que aqui realizamos.

            Queremos com o RESPEITO, reconhecer que somos família, pessoas que se querem bem e que se cuidam mutuamente. Somos muitos, somos diferentes. E temos aqueles que são mais próximos, tem quem eu goste mais ou não, mas aqui ninguém é indiferente a ninguém. O cuidado com o outro é consequentemente um cuidado comigo, um cuidado comigo é logo um cuidado com o outro.

            Por isso, queremos com entusiasmo, respirar fundo, preencher os pulmões e todo o corpo, para gritar o nosso compromisso comum: QUEREMOS ARR – Alegria, Responsabilidade e Respeito.

Conheça alguns educadores do IDB

Com informações de Fabiana Santello – Comunicação Instituto Dom Bosco Bom Retiro