Paróquia Santa Luzia celebra São Francisco de Sales
01/29/2019
“Não tenham medo do que Deus vos pede… A santidade dá uma profunda alegria”
01/29/2019

Formação em Campinas aborda a Estreia e o “ser educador salesiano”

Na sexta-feira, 25 de janeiro, colaboradores da Obra Social São João Bosco, de Campinas, se reuniram para um dia de aprendizado. A primeira formação do ano marcou o início dos trabalhos de 2019 e contou com a presença de mais de 200 funcionários da instituição.

A primeira motivação foi realizada pelo Padre Marcos Sérgio da Silva, pároco da Paróquia Dom Bosco de Campinas. O religioso explorou a Estreia do Reitor-Mor, Padre Ángel Artime, que tem como tema “A Santidade é também para você”. Padre Marcos Sérgio incentivou que os colaboradores sigam a proposta que Jesus faz no Evangelho de Mateus, pedindo para que sejamos santos, como nosso Pai é santo. “A santidade não é para seres divinos, mas para pessoas como nós, com limitações e dificuldades”, afirmou o sacerdote, dando exemplos cotidianos de pessoas que exercem a santidade em seus ambientes.

Ana Paula Nascimento Sant’Ana, Coordenadora de Qualidade e Educação do Instituto Algar Tech, parceiro da Obra Social São João Bosco, motivou os educadores da entidade a fazerem escolhas positivas em suas vidas e carreiras. A ideia é ressignificar acontecimentos negativos e transformá-los em aprendizados e experiências positivas. “Nós somos donos da nossa vida e apenas nós somos responsáveis por mudar o que nos acontece”, explicou ela.

Gestores da entidade finalizaram o dia aprofundando o estudo da cartilha “Ser Educador Salesiano”, material disponibilizado pela Rede Salesiana Brasil para orientar os educadores. Além de explorar a abrangência e as características do Sistema Preventivo, reforçando aos colaboradores antigos e apresentando aos recém-chegados à obra, o estudo da cartilha também explica as práticas recomendadas para um educador salesiano, como o trabalho em equipe, as relações fraternas, a oração e a formação, a firmeza e a bondade, e tantas outras atitudes que um colaborador da Obra Social São João Bosco tem em seu trabalho diário com nossas crianças, adolescentes e jovens.

Mariana Ignácio – Comunicação Social – Obra Social São João Bosco