Família Salesiana: ADMA celebra 150 anos com grande festa
05/13/2019
Alunos de Americana são selecionados no Projeto “Como Nasce um Livro?”
05/14/2019

Filhas de Maria Auxiliadora recebem Projeto de Espiritualidade Missionária

No dia 29 de abril, o Instituto São José recebeu vinte Irmãs Salesianas da América Latina, entre elas: argentinas, chilenas, uruguaias, brasileiras e uma leiga argentina. Elas estão participando do PEM – Projeto de Espiritualidade Missionária – que pela 1ª vez acontece no Brasil. Com o foco de vivenciar a trajetória da chegada das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), elas estão conhecendo Casas e Obras Salesianas acompanhadas por Ir. Dulce Hirata – Responsável pelo Projeto de Espiritualidade Missionária – e “bebendo” ainda mais do Carisma Salesiano, herança de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Ir. Dulce Hirata, ressaltou a importância deste Projeto comparando-o a uma grande árvore: “Para que uma grande árvore continue dando frutos e se desenvolvendo, é de extrema importância que as suas raízes estejam sãs. Numa Congregação grande como a nossa, temos que cuidar de nossas raízes, para cada vez mais, colhermos bons frutos e lindas flores.”

Para Ir. Célia Apparecida – Diretora da Comunidade Local do Instituto São José – “No contexto amplo do PEM – tecido com visão projetual pelo Conselho Geral do nosso Instituto FMA – o 1º PEM realizado em terras brasileiras quer ser um momento alto de memória das nossas origens no Brasil, considerado a “3ª Mornese” em nossa história Congregacional.

Na alegria de acolher em nossa Casa as Irmãs participantes de PEM, auguramos que a celebração desta memória – expressão do dinamismo do Carisma Salesiano – se faça Profecia de Vida Nova no coração da Igreja; se faça provocação vocacional para nossas(os) jovens em vista da construção do Reino.”

Já para Ir. Lucia Maistro – Diretora do ISJ – “Receber nossas Irmãs Salesianas de várias nações da América foi para nós, do Instituto São José, uma bonita oportunidade para louvarmos a Deus pela diversidade de nacionalidades na unidade fecunda do Carisma Salesiano presente no mundo todo: dom do Espírito Santo que chegou a nós pelo coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello nossos Santos Fundadores. Foi também, um momento oportuno para que nossos Jovens do Conselho da AJS – Articulação Juvenil Salesiana – exercessem com alegria e competência o Protagonismo Salesiano em uma “Mesa Redonda”, explicando a função de cada um como Conselheiro, na animação e formação do autêntico Ambiente Salesiano da nossa Escola, sob a Coordenação da Ir. Cleonice Aparecida Lourenço. Além disso, mostraram-se excelentes cicerones na apresentação dos nossos ambientes físicos e propostas educativas.

Vivemos um momento rico de partilha e convivência Salesiana, confirmando a certeza de que, como Família Salesiana, somos chamadas a ser missionárias com os jovens, como diz a letra da música Alma Missionária, cantada em diferentes línguas, encerrando o nosso feliz encontro de Irmãs e Jovens Salesianos:

“Senhor, toma minha vida nova antes que a espera desgaste anos em mim,
Estou disposto ao que queiras, não importa o que seja, tu chamas-me a servir.

Leva-me aonde os homens necessitem Tua palavra
Necessitem de força de viver, onde falte a esperança
Onde tudo seja triste simplesmente, por não saber de ti.

Te dou meu coração sincero para gritar sem medo, formoso é o teu amor
Senhor, tenho alma missionária, conduze-me à terra que tenha sede de Ti.

Leva-me aonde os homens necessitem Tua palavra
Necessitem de força de viver, onde falte a esperança
Onde tudo seja triste simplesmente, por não saber de ti…”

Sobre o PEM – Este Projeto encontra sua razão de ser na exortação da Igreja de reavivar a Espiritualidade Missionária que deve caracterizar todos os cristãos. O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora se sentiu interpelado a renovar o ardor missionário que caracterizou suas origens, como testemunham muitas histórias extraordinárias de caridade, escritas na vida de tantas Irmãs corajosas, em lugares desconhecidos e longínquos. Eis porque se pensou no PEM. Um Projeto que deseja oferecer a todas as FMA e a toda a Família Salesiana a possibilidade de se por em contato com tantas riquezas.

O objetivo que as Irmãs animadoras deste Projeto pretendem alcançar, é aquele de reavivar nas Comunidades o fogo missionário das origens, fazendo-as encontrar-se com a experiência das primeiras Irmãs Missionárias chegadas ao Brasil.

Comunicação Social – Instituto São José