Instituto Dom Bosco realiza a EXPO Técnica e Cidadania -2017
11/30/2017
IDB: educandos concluem workshop Trilhando seu Futuro Profissional
12/01/2017

Exposição no MOSB mostrará faces de Nossa Senhora pelo mundo

Exposição traz 150 imagens da Virgem Maria e da Sagrada Família vindas de diversos países

“Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus. Todas as Nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus”. O refrão da música Todas As Nossas Senhoras, do cantor Roberto Carlos, exprime o sentimento que nós, católicos, temos em relação à mãe de Jesus.

Nossa Senhora – Índia

Nossa Senhora Aparecida, Auxiliadora, do Carmo, da Paz, da Rosa Mística, da Expectação, de Guadalupe, de Fátima… Em cada lugar do mundo títulos diferentes e histórias diferentes de graças e devoção a Maria Santíssima. A cada título recebido, Nossa Senhora é também representada por uma imagem diferente, venerada por milhares de pessoas.

O Museu da Obra Salesiana no Brasil reuniu grande parte dessas imagens na exposição “As faces de Nossa Senhora pelo mundo”, que estará em cartaz a partir do dia 8 de dezembro. A mostra, que conta com 150 representações de Nossa Senhora e da Sagrada Família vindas dos cinco continentes e em diversos tamanhos, como as imagens de Nossa Senhora de Bali, da Indonésia, Nossa Senhora da Índia, Nossa Senhora de Praga, da República Tcheca e a delicada Sagrada Família, do Japão.

O trabalho só foi possível graças ao Pe. Evaristo Higa, que montou uma coleção particular e a doou ao museu salesiano. “Viajando por alguns países, despertou-me a curiosidade querer conhecer as características diferentes com que o povo da região ou do país reveste Maria”, conta.

Sagrada Família – Japão

A experiência traz ao visitante a dimensão da pluralidade de títulos conferidos à Virgem Maria por diversas culturas e povos, cada um atribuindo à Mãe suas características locais.

A exposição ficará em cartaz até junho e poderá ser visitada  terça à sexta-feira das 9h às 16h no Museu da Obra Salesiana no Brasil, fica na Alameda Dino Bueno, 185/353 no bairro Campos Elíseos, no complexo do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo-SP. A visitação é gratuita e deve ser agendada pelo endereço http://www.museusalesiano.com.br/planeje-sua-visita.

 

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Fernando Gaia 

Comunicação Social – Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora