SMU: alunas se destacam em desfile conceitual LoginStyle
10/21/2016
Colégios Dom Bosco e Dombosquinho entregam doações de leite e óleo
10/24/2016

“Esqueçam a Cinderela. Nossos filhos precisam mesmo é conhecer a Malala”

O título acima, citado em reportagem ao jornal O Estado de São Paulo, é uma frase de Adriana Carranca, autora do livro Malala, a menina que queria ir para a escola, um livro-reportagem que foi lido pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II da Escola Salesiana São José, em Campinas, e, durante o primeiro trimestre, os professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, Geografia, Inglês e Ensino Religioso abordaram seu conteúdo, especialmente, para uma importante reflexão sobre o Dia Internacional da Luta da Mulher.

No dia 17 de outubro, segunda-feira, no Projeto Encontro com Autor, um programa destinado aos alunos do Ensino Fundamental II, a autora esteve na escola para um momento de conversa, reflexão e fechamento diante de todo o contexto já vivido pelos alunos durante o início do ano.

Durante a conversa, Carranca mencionou diversas vezes a questão sobre o direito que eles, alunos, têm de estudar. Chamou a atenção para o fato de Malala, uma garota muito nova, saber exatamente o quanto a escola era necessária a ela e às suas amigas. “Há vezes que vocês, estudantes, não querem vir para a escola porque está muito frio ou muito calor. A escola é o lugar do saber, é o lugar onde nasce o conhecimento, onde as ideias surgem. Malala descobrira isso, percebera que o conhecimento está na leitura dos livros e lutou para que seu direito fosse respeitado”, essas foram algumas das falas principais deixadas por Adriana.

Após as perguntas feitas pelos alunos à autora, Carranca, com toda simpatia e disponibilidade, tirou fotos com os alunos e finalizou sua passagem pela a escola com seu autógrafo nos livros. Adriana, ainda, propôs aos alunos uma missão: escrever cartas que serão encaminhadas por ela à Malala. Essa ação, certamente, fechará o projeto, iniciado em março deste ano, com “chave de ouro”.

Comunicação e Marketing – ESSJ