Comunidade Educativa Salesiana São José homenageia seus colaboradores pais
08/16/2017
Alunos do Dom Bosco de Piracicaba avançam no concurso EPTV na Escola
08/18/2017

Em Lisboa e Genebra: professor de Física do Liceu Campinas fará curso no CERN

O professor de Física do ensino médio, Rafael Bonato, do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas, inscreveu-se e foi selecionado no concurso “Escola de Física CERN 2017”. O curso será realizado entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro de 2017 nas cidades de Lisboa, Portugal, e Genebra, na Suiça. Esse curso é voltado para a formação de professores na área de física moderna, mais especificamente em física de partículas. Busca alinhar o trabalho de atualização do currículo do ensino médio com a expectativa de carreira científica dos estudantes. Parte do curso será ministrada no acelerador de partículas LHC (Large Hadrons Collider).

A Escola de Física CERN, que seleciona e acompanha os professores brasileiros ao CERN, é coordenada pela Sociedade Brasileira de Física, através da sua Secretaria para Assuntos de Ensino, cujo apoio é fundamental para que esse projeto seja realizado.

Os professores brasileiros têm ido ao CERN no programa original dos professores portugueses, graças à oportunidade gerada pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas – em Lisboa) de Portugal, que abriu a possibilidade de participação de professores de outros países de fala portuguesa na “Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa”, originalmente restrita para professores portugueses. Quem coordena o projeto geral junto ao CERN é o prof. Pedro Abreu, do LIP

Esse projeto é coordenado pelos professores Nilson Marcos Dias Garcia e Nelson Barrelo Jr., que ficam responsáveis pelo processo de seleção, treinamento e acompanhamento dos alunos/professores selecionados para a Escola de Física do CERN 2017, pela SBF.

Desejamos ao professor Bonato um excelente aproveitamento deste curso, que trará aos nossos alunos o que há de mais moderno e interessante no universo da Física!

Comunicação e Marketing – Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora