Inauguração do ‘Museu Casa Dom Bosco’
10/05/2020
Liceu Campinas realiza drive-thru de Dia dos Professores
10/15/2020

Educando do CEDESP Santa Luzia lança livro

O educando Jhonatam Bueno iniciou sua trajetória em 2017, participando da Antologia Emoções Poéticas IV, com poesias que expressavam seus sentimentos em relação à perda do seu avô, motivo fundamental pelo qual começou a escrever. Logo, foi convidado para participar da Antologia Cristais do Amor, um projeto em prol da Associação Beneficente Anjos de Cristal o qual beneficia crianças com osteogênese imperfeita. Desde então, não parou mais, colaborando até o momento com uma dezena de participações em coletâneas, sendo indicado até mesmo para o Prêmio de Senhor da Literatura.

Curiosa é a afirmação do Jhonatam: “eu não gostava de ler, comecei a escrever poesias após a morte do meu avô”. Seu processo de escrita é livre, faz tudo à mão, para depois reunir as ideias e digitar.

Atualmente Jhonatam está matriculado no curso Assistente Administrativo do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Santa Luzia, no Jardim Nordeste, São Paulo (SP), no período vespertino. Por conta da pandemia, ele teve apenas 19 aulas presenciais, mas o apoio do educador Rodrigo da Frota e da equipe do CEDESP seguiu de maneira virtual. O educador Rodrigo reforçou que “em sala de aula temos contribuído, orientando, incentivando e compartilhando o exemplo dele com outras turmas do CEDESP”.

O educando lançou seu primeiro livro solo em 2019, ganhador do prêmio Aliens Awards III, categoria melhor poesia, intitulado “Nem tudo é fantasia, às vezes é poesia”. Trazendo algumas reflexões sobre situações do cotidiano, o livro mostra sua transformação e crescimento.

O segundo livro solo de sua carreira não foi planejado. Aos poucos, ele escreveu textos e quando percebeu tinha uma quantidade significativa para um livro. Em contato com a editora Futurama, iniciou seu novo projeto, escolhendo cada detalhe do livro. Jhonatam fez a ilustração da capa, mostrando que precisamos nos proteger e ao mesmo tempo viver essa liberdade tão única.

O livro “Eu tô bem” foi lançado em 2020 e leva ao público o processo pelo qual o escritor passou para conseguir compartilhar suas experiências sobre enfrentar os seus próprios medos.

O lançamento ocorreu de maneira virtual, no dia 11 de setembro, com o apoio da família e principalmente de sua irmã Deysi Vitória, que auxiliou na organização de uma live (https://www.facebook.com/100005001392767/videos/1650259688484062/?extid=2a6inw23f0pt61kB), que contou com o apoio de amigos, familiares e admiradores do seu trabalho.

O educador Paulo Henrique Castro iniciou uma orientação personalizada com o Jhonatam, de Marketing Digital, para o lançamento do livro atingir mais pessoas. A equipe do CEDESP, visa desenvolver um projeto, utilizando o exemplo prático do educando, para incentivar outros educandos no processo de escrita e criação.

Por Fernanda Barichello – Comunicação do Centro Social Santa Luzia
Foto de destaque por Victor Menezes. Demais fotos: Jhonatam com o Padre André Luiz Simões e Jhonatam com o educador Rodrigo da Frota