Atividade de Arte faz alunos compartilharem sentimentos e pensamentos
06/30/2015
Colégio Dom Bosco de Americana homenageia avós
06/30/2015

Dom Box possibilita estudo de Geografia por meio de realidade aumentada

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio, orientados pela professora Carla Moreira, viveram uma experiência diferente no período de 15 a 22 de junho. Por meio de uma caixa de areia interativa (interactive sandbox) batizada carinhosamente de Dom Box, puderam experienciar o conteúdo de Geografia de maneira dinâmica, lúdica e até divertida.

Na aula, os grupos deveriam “criar” algumas regiões como: Planície Amazônica, Depressão Sertaneja e Planalto da Borborema, Bacia do Xingu / Usina de Belo Monte, Monte Kilimanjaro, Monte Everest ou a Bacia Hidrográfica do São Francisco. Na continuação da atividade os alunos realizarão o registro escrito do trabalho e a partir das fotos feitas na caixa, descreverão a altitude, localização, características da hidrografia, geologia e relevo. E para finalizar, irão comparar sua criação com um estudo topográfico do local e uma imagem real do local sugerido.

A Dom Box, criada pelo setor de Tecnologia Educacional do colégio e inspirada no projeto de Oliver Kreylos, da Universidade da Califórnia, permite aos alunos criar modelos topográficos usando a tecnologia de realidade aumentada por meio do Microsoft Kinect, moldando a areia real.

O sistema ensina conceitos geográficos, geológicos, hidrológicos e como ler um mapa da topografia, o significado das curvas de nível, cálculo de escalas, bacias hidrográficas, áreas de captação, barragens, etc. Dentre as formações que podem ser criadas estão: montanhas, vulcões em erupção, ilhas, arquipélagos, cumes, montanhas, penhascos, estreitos, dunas, montículos, penínsulas, istmos, leques aluviais, vales, deltas, gargantas, crateras, bacias, planícies, desertos, lagos, rios, padrões de drenagem, meandros, riachos e açudes.

Durante o ano, mais projetos de outras séries usarão a Dom Box como objeto de aprendizagem! O difícil sempre é falar para os alunos que a aula acabou! Ninguém quer ir embora!

Assista ao vídeo.

Andréa Tavares