Voluntariado: alunos do Liceu Campinas visitam crianças de ONG
09/28/2016
Novo espaço salesiano em Lorena homenageia o Irmão Tião
09/30/2016

Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017 já tem tema

A Secretaria para a Comunicação da Santa Sé anunciou na manhã da quinta-feira, 29 de setembro, o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações 2017: “Não tenhas medo, Eu estou contigo (Is 43, 5). Comunicar a esperança e confiança no nosso tempo”.

O comunicado enviado pelo Vaticano sinaliza uma denúncia profética da comunicação sensacionalista e transformada em espetáculo. “É possível que a nossa consciência esteja cauterizada, como comentários Papa Francis na Laudato Si, como resultado do fato de que muitas vezes os profissionais, líderes de opinião e meios de trabalho de comunicação em áreas urbanas distantes dos locais de pobreza e necessidade, e sua distância física muitas vezes os leva a ignorar a complexidade dos dramas enfrentados por homens e mulheres. O desespero é possível, em vez disso, quando a comunicação é enfatizada e transformado em espetáculo, às vezes tornando-se uma verdadeira estratégia para a construção de perigos presentes e iminente medos”.

Por outro lado, o objetivo principal da mensagem deve ser fazer com que por meio da comunicação se leve a Boa Notícia, em seu sentido literal e evangélico, assim como o Pai diz a cada um de nós, filhos “Não tenha medo, Eu estou contigo”.

O comunicado da Santa Sé afirma ainda que “o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais é um convite para contar a história do mundo e as histórias de homens e mulheres, de acordo com a lógica da “boa notícia” que nos lembra que Deus não cessa de ser um Pai qualquer situação ou em relação a qualquer homem. Vamos aprender a comunicar confiança e esperança para a história”. O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado no domingo que precede a festa de Pentecostes.

Anderson Bueno