Tema Geral para este sexênio:

O Primeiro Anúncio

De 2015 a 2020, o tema de fundo do Dia Missionário Salesiano tem se referido ao "Primeiro Anúncio" (PA) em diversos contextos culturais. Este ano é dedicado ao Primeiro Anúncio na Ásia e, em particular, através do serviço educativo integral da Formação Profissional.

Como Família Salesiana, SDB e FMA, refletiu-se sobre este tema em todas as Regiões do mundo: Europa (Praga 2010), Ásia Sul (Kolkata 2011) ÁsiaLeste (Sam Phran 2011), Oceania (Port Moresby 2011), África (Addis Abeba 2012), América (Los Teques 2013), em contexto Muçulmano (Roma 2012) e na Cidade (Roma 2015). Foi iniciado um processo de Seminários Regionais a partir de uma síntese dos anos anteriores, para individualizar as suas aplicações nos diversos setores e ambientes da missão (paróquias, minorias étnicas, escolas, oratórios, centros de formação profissional...); em 2017 foram feitos, para essa finalidade, os encontros no Brasil (Belo Horizonte), Tailândia (Sam Phran), Portugal (Fátima). Na África (Johannesburgo) será em 2018.

Consideramos o conceito de Primeiro Anúncio em relação ao testemunho de todo cristão e de toda a comunidade cristã; toda atividade ou conjunto de atividades que favorecem uma experiência envolvente e agradável de Jesus que, sob a ação do Espírito Santo, suscita a busca de Deus e leva a adesão inicial a Ele, ou à revitalização da n´Ele.

Isso tudo é promovido com uma pedagogia gradual, atenta ao contexto histórico-social e cultural do interlocutor. Leva a viver a própria vocação como cristão em "permanente estado de missão", de modo tal que, toda pessoa e toda comunidade se tornem um centro de irradiação de vida cristã. O primeiro anúncio é dirigido a diversos destinatários:

O mais importante é viver a própria vida como cristão e como religioso "permanentemente em estado de missão", de tal modo que cada pessoa e cada comunidade toma-se um centro de irradiação da vida cristã.

O primeiro anúncio, por sua natureza, é dirigido primeiramente

1. não somente àqueles que não conhecem Jesus Cristo (aos não cristãos) mas também aos

2. cristãos que receberam de modo insuficiente o primeiro anúncio do Evangelho. Portanto,

a) depois de ter conhecido Jesus Cristo. eles o abandonaram;

b) vivem a sua fé como algo cultural, sem prática cristã na comunidade, ou sem receber os sacramentos, ou deixar-se envolver pela vida e pelas atividades da Paróquia;

c) pensando conhecer suficientemente Jesus, eles vivem a própria fé como rotina ou algo simplesmente cultural;

d) têm uma identidade cristã frágil e vulnerável; e) ou não praticam mais a própria fé. O primeiro anúncio é igualmente dirigido

3. àqueles que buscam Alguém ou algo que percebem, mas que não conseguem dizer o que seja, ou

4. àqueles que vivem a sua vida cotidiana sem sentido.

Em contextos onde os cristãos receberam um primeiro anúncio pobre: o que a pessoa recebeu na família através de seus pais, muitas vezes, não é suficiente para tomar-se a base de uma fé robusta. Sem esta conversão inicial e a fé pessoal inicial, a própria fé corre o risco de permanecer frágil. Nesta perspectiva, o primeiro anúncio é considerado como o primeiro passo necessário rumo a uma nova evangelização.

Este 'primeiro anúncio aos cristãos que o receberam de modo inadequado' poderia ser chamado de segundo primeiro anúncio ou simplesmente "segundo anúncio". Este segundo anúncio tem por objetivo suscitar um interesse que desperta o "adormecido" fascínio inicial pela pessoa de Jesus Cristo, em cristãos frouxos ou negligentes, que vivem a própria fé por costume ou como al-go simplesmente cultural. Muitas vezes, o Evangelho não atrai mais porque é considerado algo normal, algo j á conhecido e óbvio. Em alguns casos a imagem de Igreja, de Catolicismo ou de Cristianismo é ofuscada por preconceitos, experiências negativas e medos. Portanto, o processo é conduzido a um segundo anúncio. O ponto de partida é a experiência de fé da pessoa. Torna-se um segundo e livre convite a re-descobrir a Pessoa de Jesus Cristo e o seu Evangelho. Este segundo anúncio desafia também cada cristão e toda a comunidade cristã a ouvir pela segunda vez a Palavra de Deus com o objetivo de promover "um encontro com Cristo, Palavra viva de Deus" e a ser seu reflexo para os outros. Obviamente, o... segundo anúncio tem profundas consequências na catequese.

O primeiro anúncio é a chave na qual se baseiam as estratégias para acompanhar os jovens a conhecer e a encontrar-se com Cristo; promover a nossa presença missionária no mundo digital e entre os imigrantes e refugiados; redescobrir o Sistema Preventivo como proposta de evangelização; e sublinhar o vínculo inseparável entre educação e evangelização.

(Dias de Estudo sobre O Primeiro Anúncio na Cidade', Roma, 2015)