IDB realiza Parada Pedagógica aliando presencial a online
11/04/2020
Centro Juvenil Lapa promove formação de colaboradores
11/05/2020

Dia Missionário Salesiano 2020: o Primeiro Anúncio na Europa

Nos últimos anos o Dia Missionário Salesiano (DMS) deteve-se a atuar o tema do  Primeiro Anúncio, enquadrando cada ano um Continente: Oceânia (2016), América (2017), Ásia (2018) e África (2019). Para encerrar o sexênio, a área de referência em 2020 está sendo a Europa, através especificamente dos Oratórios e dos Centros Juvenis.

“O oratório é um ambiente educativo que se abre, com ardor missionário, aos meninos e aos jovens” – afirmam os Regulamentos Gerais Salesianos (n. 11).

A força educativa e evangelizadora desta típica presença salesiana continua a ser, hoje como ontem, uma proposta missionária vivaz e atual para a Juventude europeia. É uma Igreja oratoriana ‘em saída’, que se abre ao mundo juvenil circunstante, amando o que jovens amam, a fim de que os jovens possam amar aquilo que os Salesianos amam acima de todas as demais coisas: o Senhor Jesus Cristo.

Este Dia Missionário quer também estimular todas as Inspetorias dos cinco Continentes a assumir com amor essa presença original de Dom Bosco, como caminho fundamental de encontro com crianças, adolescentes e jovens, onde – na gratuidade, na liberdade, no clima de família de uma pastoral criativa – a Comunidade Educativo-Pastoral salesiana tem a oportunidade de os aproximar, acompanhar e educar, anunciando a Boa Nova de Jesus a todos aqueles com os quais Deus permite se encontrar.

Dom Bosco viveu uma típica experiência pastoral no seu primeiro Oratório, que foi para os jovens casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria. Ao realizarmos hoje a nossa missão, a experiência de Valdocco continua critério permanente de discernimento e renovação de cada atividade e obra” (Const. 40).

O anúncio do DMS 2020 se deu no dia da Epifania, embora para manter viva a chama missionária da Congregação, ela se célebre na semana em torno do dia «11 de novembro», data que relembra a Primeira Expedição Missionária Salesiana (em 1875).

“Deus conceda aos Salesianos e aos membros das FS um coração ‘oratoriano-missionário’ em favor dos Jovens de hoje” – conclui o Conselheiro Geral para as Missões Salesianas, P. Guillermo Basañes.

No sítio web sdb.org já é possível ver e descarregar o Pôster do DMS nas seis línguas mais faladas na Congregação. Nas próximas semanas serão tornados disponíveis também ulteriores subsídios de texto e audiovisuais, para a animação do Dia nas diferentes comunidades locais.

Fonte: ANS