Conselho Local da AJS de Lorena e Piquete realiza primeira reunião do ano
março 20, 2017
AcampaBosco: espiritualidade salesiana e liderança
março 21, 2017

Despertar Vocacional: a construção de um projeto de vida

No dia 12 de março a Equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da presença salesiana de Lorena e Piquete realizou o I Despertar Vocacional no Santuário Dom Bosco, em Lorena – SP.

O encontro reuniu 37 jovens, moças e rapazes, provenientes das presenças salesianas de Lorena e Piquete, além de outras comunidades não salesianas, contando com a presença de um jovem da cidade de Passa Quatro – MG, que conheceu os Salesianos por conta de uma missão realizada em sua região.

O encontro iniciou-se com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Osmar Padovan, reitor do Santuário Dom Bosco. Já neste primeiro momento os jovens do encontro foram apresentados a comunidade do Santuário, como aqueles que estão em busca do seu discernimento vocacional e construção do seu projeto de vida. Pe. Osmar, em sua homília, falou à toda a comunidade sobre a importância de construir um projeto de vida junto com Jesus.

Após a Santa Missa foi servido a toda comunidade um café da manhã e logo em seguida os jovens iniciaram as atividades específicas do encontro.

A animação e dinâmica inicial foi realizada pelo pós-noviço Lucas Santos, que trabalhou com os jovens a importância das relações e do quanto devemos estar sempre atentos à conhecer aqueles que nos rodeiam. Na sequência, o pós-noviço Guilherme Freitas abordou com os participantes o conceito de projeto de vida, embasando-se no livro Projeto Pessoal de Vida, de Dom Eduardo Pinheiro, salesiano e atual bispo da Diocese de Jaboticabal.

Os jovens foram provocados a pensar sobre que caminhos têm trilhado em suas vidas, de modo que não sigam sem um rumo.

Pe. Osmar encerrou o encontro animando os jovens a continuarem o processo de discernimento vocacional e construção de seus projetos pessoais de vida, em seguida fez a oração final e deu-lhes a benção.

O SAV Lorena-Piquete, em sintonia com o Serviço de Animação Vocacional inspetorial, tem preparado seus encontros com o intuito de construir entre os jovens a ótica da vocação como um projeto de vida. O próximo encontro ocorrerá no Tríduo Pascal.

S. Guilherme Freitas