Jovens de São Carlos participam de retiro espiritual
04/11/2019
Salesiano Sorocaba com foco nos vestibulares
04/11/2019

Comunidade de São Carlos participa de Ceia Judaica

As portas do refeitório da obra social Salesiana de São Carlos estavam fechadas esperando os participantes que fariam parte da Ceia Judaica, preparada pelos Salesianos Cooperadores e também pelo Pré-Noviciado Salesiano, no dia 5 de abril, sexta-feira. Quando se abriram houve comoção com a organização e também toda ambientação feita para recepcioná-los. Tudo como manda a tradição.

Falando em tradição, já é uma celebrar com a comunidade nesse tempo de quaresma o jantar que faz memória à Santa Ceia de Jesus. Para entender o rito de comunhão praticado em nossas missas é “vital” que se conheça como era, no tempo de Jesus, a ceia em celebração à páscoa dos judeus, que celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

“Foi emocionante e importante para mim participar da ceia judaica, nunca imaginei que pudesse haver tanto símbolo em um jantar. Consigo ver agora mais significado na Santa Ceia do Senhorm”, relatou um participante.

Além das comidas e bebidas que trazem um significado dessa libertação do povo hebreu toda a celebração contava com músicas judaicas e gestos próprios da ceia. Após o rito da noite a comunidade foi convidada a participar do jantar preparado pelos Salesianos Cooperadores.

Texto: Árison Lopes, pré-noviço salesiano