Lideranças de GAM encontram-se no CEJUS, em São Paulo
03/23/2015
Crianças e adolescentes de Itaquera celebram a Festa de São José
03/23/2015

Comissão Nacional da PJS estuda a declaração Gravissimum Educationis

Entre os dias 16 e 19 de março, a Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, formada pelos Salesianos de Dom Bosco e pelas Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas), esteve reunida na Casa Mornese, em Manaus.

Participaram dos salesianos o Pe. Antônio Ribeiro (Pe. Bira), Pe. Rafael Zanata, Pe. Gilson Marcos da Silva, Pe. Eudes Barreto Fernandes, Pe. Roque Luiz Sibioni e o Pe. Francisco Alves, inspetor referente para a PJS. Representando as salesianas estiveram presentes a Ir. Cláudia Regina Ribeiro, Pe. José Ricardo Mole, Ir. Maria Aparecida Lopes Souza, Ir. Claudia da Costa Matos, Ir. Leila Maria da Silva, Ir. Maria de Nazaré Lima, Ir. Raquiele Cassemiro Pereira, Ir. Lidiany Viana e Ir. Mariluci Gonçalves Dorileo, inspetora referente para a PJS.

O tema geral do encontro foi “As perspectivas pastorais da declaração Gravissimum Educationis, texto escrito pelo Papa Paulo VI sobre a educação cristã. A declaração, disponível no site do Vaticano, trata, entre outros tópicos, do direito universal à educação, do papel dos educadores (pais, Igreja e sociedade) e dos meios da Igreja para a educação cristã.

Além do documento, foram abordados outros assuntos, como uma pesquisa nacional sobre o associacionismo, a reorganização do Plano de Ação da PJS em sintonia com a Rede Salesiana Brasil, a definição de símbolos e seus usos no itinerário trabalhado com adolescentes, a revisão da cartilha Princípios Norteadores da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) para deixá-lo em sintonia com o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana e as Linhas Orientativas da Missão Educativa.

Anderson Bueno com informações do Pe. Roque Luiz Sibioni, SDB