Salesiano Sorocaba investe em canal no Youtube para mostrar virtudes da escola
01/22/2019
24 de janeiro: dia de São Francisco de Sales, inspirador e Patrono
01/24/2019

Começa a Jornada Mundial da Juventude, com voluntários de coração salesiano

Começou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá 2019, evento preparado e organizado nos mínimos detalhes. Os salesianos foram os primeiros a aceitar este desafio. E, no espírito de serviço e impulsionados pelo amor de Deus, milhares de pessoas, das menores às maiores, decidiram ajudar na organização do maior evento da Igreja Católica, para serem testemunhas do amor de Deus.

Desde o anúncio da JMJ do Panamá 2019, feito pelo Papa Francisco, panamenhos e estrangeiros não hesitaram em oferecer todo o tipo de apoio na preparação do evento, para que os jovens de todo o mundo pudessem viver uma experiência de verdadeiro encontro com Jesus.

Na Basílica de Dom Bosco do Panamá, 234 pessoas aceitaram o chamado para o serviço, dividindo-se em comissões: acomodação, transporte, ecologia, administração, logística, catequese, saúde, suporte técnico e comunicação. Os voluntários se preparam em nível organizacional e espiritual, recebendo informações e treinamento, divididos em quatro módulos: informações gerais sobre a JMJ, história da Igreja do Panamá, serviço e civilização.

O Instituto Técnico Dom Bosco, no Panamá (ITDB), por sua vez, abrigará 1.100 peregrinos dos ambientes salesianos. Os primeiros destes peregrinos já começaram a chegar desde a última sexta-feira, 18 de janeiro. Todos foram acolhidos com saudações, ovações, canções e aplausos. “Ter a casa cheia desses jovens é um sonho que se torna realidade. Há muito tempo nos preparamos para a sua chegada, com alegria e entusiasmo. Queremos que vocês se sintam em casa!”, Disse o padre Alex Figueroa, diretor do ITDB, durante a missa dominical celebrada especificamente para os jovens recém-chegados.

“Estar aqui é lindo, não importa se viemos de países diferentes. Somos todos ‘salesianos’ e isso basta para que sejamos amigos, para que sejamos uma família. Panamá nos acolheu com muito carinho e alegria”, disse Marco Andino, coordenador da delegação hondurenha.

A agência salesiana Info (ANS) também enviou uma equipe ao Panamá para acompanhar o evento. Informações pontuais sobre a JMJ, os encontros com o Santo Padre, os compromissos do Reitor-Mor com o MJS e as atividades salesianas serão, portanto, divulgadas no site, na página do Facebook da agência (que transmitirá as notícias ao vivo) e nas redes sociais. As fotos estarão disponíveis no ANSFlickr.

Para informações gerais sobre a JMJ: https://panama2019.pa/pt/casa

Para saber o que foi feito desde o anúncio do Papa Francisco sobre a JMJ Panamá 2019: https://www.flickr.com/photos/panama2019/

“Colocar-se ao serviço dos outros – disse o Santo Padre na mensagem aos jovens participantes da JMJ 2019 – não significa apenas estar pronto para a ação; é preciso também se engajar no diálogo com Deus, numa atitude de escuta, como Maria fez”.

Info ANS