Campinas: Dia da Turma do 2º ano reflete sobre o cuidado com a vida
03/12/2019
Ex-educando promove sarau no Instituto Dom Bosco
03/13/2019

Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser!”, IDB celebra dia 8 de março

Sabemos que todos os dias são delas, das mulheres! Mas no dia 8 de Março, dia internacional daquela que não foge da luta com brilho no olhar, as unidades Bom Retiro e Vila Paulistana do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) e o Centro para Crianças e Adolescentes Programa Vida Melhor (CCA PROVIM), do Instituto Dom Bosco, de São Paulo prestaram suas homenagens às mulheres.

A homenagem promovida pelo CEDESP Vila Paulistana foi direcionada a todas as mulheres, colaboradoras e educandas. O momento foi de reflexão e para concluir, todas receberam uma borboleta artesanal feita pelos realizadores, com a ideia de demonstrar as diversas nuances de uma mulher através de sua “metamorfose” e o quão lindo é esse processo. Já os educandos do CEDESP Bom Retiro, nos momentos de Bom dia e Boa tarde, leram uma poesia e, acompanhados de uma moda de viola, homenagearam as educandas e educadoras presentes, finalizando o momento com a entrega de bombom e felicitações às mulheres.

Já os educandos do CCA PROVIM realizaram suas apresentações com o tema: “Lugar de mulher é onde ela quiser!”, sendo que para o momento convidaram antecipadamente as colaboradoras do Instituto. O teatro foi palco para os jovens de 6 a 14 anos, que reservaram a maior parte do dia para relembrar as histórias e o porquê da data, resgatando o triste incêndio da Triangle Shirtwaist, em Nova York, que levou à morte diversas operárias da fábrica. Além disso, cada apresentação estava envolvida com as atividades desempenhadas pelos educadores, como exemplo o educador Vitor Melo, responsável pelas atividades esportivas, que homenageou as grandes atletas falando ainda sobre a desigualdade de gênero nas mais diversas modalidades, inclusive no âmbito profissional.

“A meninada deu um show no palco, definitivamente lugar de mulher é onde ela quiser. Isso foi muito bem encenado com as embaixadinhas, desfile de moda, etc., ilustrando muito bem que mulher pode ser o que bem entender”, afirmou Fabiana Santello, educadora de comunicação social.

Os educandos produziram diversas peças como lembrança do momento. Na oficina de madeira realizaram uma placa com o nome do evento, colorida com os tons da Rede Salesiana Brasil: vermelho e azul. Além disso, marcadores de páginas impressos nas atividades de informática com os pequenos ganharam um belo laço cor de rosa na poesia escolhida para impressão. Pelos corredores, ficou exposto o belo cartaz com os nomes de todas as colaboradoras do Instituto.

“Foi uma verdadeira homenagem. Um momento muito especial, a emoção foi forte em diversas apresentações, principalmente quando eles cantavam. Que dia marcante, amei!”, declarou Eliane Rodrigues, responsável pelos serviços gerais do Instituto Dom Bosco.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – Instituto Dom Bosco