Americana: CineDebate reflete sobre o filme “Cafundó”
04/05/2017
Liceu Campinas realiza o 1º Festival de Futsal e Judô 2017
04/07/2017

Ciclo de debates aborda o cotidiano das trabalhadoras domésticas negras

O UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Americana, Campus Maria Auxiliadora, realizou, em 29 de março de 2017, o segundo encontro do Ciclo de Debates: Educação das Relações Étnico-Raciais. O tema debatido foi baseado no livro: “Antes escrava, depois livre, ainda doméstica”, com Samara Cristina Constâncio.

Na abertura do evento, o professor Francisco Evangelista falou sobre os encontros do Ciclo de Debates: “Nós teremos quatro apresentações; hoje trabalhamos a questão da mulher, sobretudo a da mulher negra, com um discurso que parte de uma pesquisa que se tornou um livro e, ao final do ciclo, teremos um espaço para diálogo”.

Em seguida, a convidada Samara Constâncio, Especialista em História e Cultura Afro-brasileira, discursou sobre a pesquisa, que relata sobre o cotidiano das trabalhadoras domésticas negras na cidade de Piracicaba após a abolição, e de como tornou-se um livro.

O próximo Ciclo de Debates será em 11 de abril, com o tema: “Religiões de Matriz Negra no Brasil”, com Rogério Donizetti Bueno.

Comunicação e Marketing – UNISAL