Foi-se um ex-aluno salesiano: Umberto Eco
02/23/2016
UNISAL com inscrições abertas para Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos
02/23/2016

Business Intelligence: curso gratuito com professor do Canadá no UNISAL

Seguindo sua política de internacionalização, que tem por objetivo alinhar as metodologias de ensino com a realidade do mercado de trabalho e com as melhores práticas das principais universidades do mundo, o UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, em parceria com a USP-Lorena,  contará com a presença do  professor Masoud Jalili, do BCIT (British Columbia Institute of Technology) de Vancouver,  Canadá.

Durante o 1º semestre de 2016, o prof. Masoud ministrará um Curso de Extensão em Business Intelligence -BI, que tem por objetivo a capacitação dos estudantes dos Cursos de tecnologia do UNISAL e USP, tais como Ciência da Computação e Engenharias.

A área de BI utiliza a mineração de dados (data mining) e tem por finalidade extrair informações, tendências e perfis em grande volume de dados denominados “Big Data”. De acordo com o prof. Aníbal Fernandes, apesar do tema ser complexo, o BI é tido como a mais moderna e principal ferramenta para auxílio na tomada de decisões dos executivos de grandes corporações e está diretamente relacionada com o mundo “Internet das Coisas.”

Masoud afirmou que a ferramenta BI pode determinar, entre outras coisas, o perfil da população e, consequentemente, provocar melhorias inovadoras sociais. “Muitos dos dados disponibilizados são gratuitos e se soubermos usá-los mudaremos o contexto histórico de um país.” Masoud é nascido no Irã, mas há 25 anos escolheu o Canadá como país para viver com a esposa, Elena Zhao, que é formada em engenharia da computação e é pesquisadora no mesmo Instituto. Ela está acompanhando o prof. Masoud no Brasil.

A cada cinco anos o BCIT define um destino para Masoud desembarcar e realizar sua pesquisa.  O professor afirmou que o Brasil é uma potência, o maior país da América do Sul e, por isso, tem interesse em conhecer detalhes da economia brasileira e projetos na área educacional. “Escolher o Brasil para este estudo não significa que os alunos e eu iremos analisar apenas dados e costumes de brasileiros”, revela Masoud.

Os estudantes utilizarão dados reais do mundo disponibilizados pelo “The world Bank” (http://data.worldbank.org/) bem como acessar as redes sociais para analisar quais assuntos estão sendo discutidos. O BI a ser estudado é similar ao utilizado durante a campanha de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, para definir novos rumos de debates.

No UNISAL o curso será realizado nos laboratórios da Ciência da Computação e contará com a colaboração dos profs. Anibal Fernandes, Carlos Feichas e Walmir Duque. A programação do curso contará com as seguintes ferramentas: Excel 2013, Tableau Desktop, Python, MongoDB e JSON.

A previsão é de que o Curso comece em 3 março e termine em 9 de junho, sempre às  quintas-feiras, das 19h às 22h30, e tem como público-alvo alunos dos Cursos de exatas do UNISAL e USP. Serão oferecidas até 40 vagas e será gratuito.

Serviço

Curso de Extensão Business Intelligente – BI
Local: Unidade Lorena – Rua Dom Bosco, 284 – Centro – Lorena
Data: 03 de março a 09 de junho de 2016
Horário: quintas-feiras, das 19h às 22h30
Informações: [email protected]
Preço: gratuito

 

Imprensa – UNISAL