História da AJS

Dom Bosco e Maria Mazzarello deixaram como missão para a Família Salesiana trabalhar pela educação e evangelização da ju- ventude, sobretudo, aquela que se encontra em maior situação de vulnerabilidade. Para Dom Bosco, cada obra deveria ser casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos.

Presentes no Brasil há mais de 100 anos, os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora se organizam em Inspetorias, com uma grande variedade de obras a serviço da juventude.

Vivendo os sinais dos tempos, em nossas presenças estão inúmeras experiências de grupos juvenis. Vários deles atuavam de maneira independente, isolada, dispersando forças, e, muitas vezes, sem apoio ou acompanhamento por parte dos Salesianos e das das Filhas de

Maria Auxiliadora. Por outro lado, o modelo de pastoral juvenil nas obras não conseguia envolver a pluralidade de grupos existentes.

Na fidelidade ao amor e à predileção de Dom Bosco e Madre Mazzarello aos jovens, em 1998, nasceu, no Brasil, durante o Encontro Nacional de Jovens Salesianos, ocorrido em São Paulo, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS).

O termo “articulação” indica a concepção que sustenta e orienta a AJS, diferenciando-a dos movimentos juvenis “tradicionais” no Brasil. A AJS é fruto da vivência da Tradição Salesiana e da res- posta atenta aos sinais dos tempos.

A partir de então, iniciou-se uma bela história, que continua buscando responder aos anseios do mundo juvenil. Em 2003, ocorreu o 2º Congresso Nacional da AJS, em Cachoeira do Campo – MG e teve como tema: “Juventude descobrindo novos caminhos”. O 3º Congresso Nacional da AJS foi em 2008, no qual se comemorou os 10 anos de AJS e também aconteceu em Cachoeira do Campo – MG com o tema: “AJS 10 anos, paixão pela vida – Temos mil razões para viver”.

Em 2012, percebeu-se a necessidade de maior organização nacional, impelidos principalmente pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que em 2013 aconteceu no Brasil. Por isso, foi indicado um (uma) jovem de cada Inspetoria do Brasil para constituir o Conselho Nacional da AJS (CNAJS). Este CNAJS teve grande atuação no I Encontro Continental das Américas do Movimento Juvenil Salesiano (MJS), ocorrido no Brasil, em julho de 2013, assim como no Fórum Mundial e na Festa do MJS, todos durante a JMJ 2013, no Rio de Janeiro.

Agora a AJS prepara-se para o seu 4º Congresso Nacional, que acontecerá em Brasília - DF em agosto de 2017.

 

Princípios norteadores da articulação da juventudes / Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana. Brasília, DF. Edebê, 2016.

banner