O que é a AJS?

O Movimento Juvenil Salesiano, no Brasil, é traduzido por Articulação da Juventude Salesiana. “O movimento é uma proposta educativa dos jovens para os jovens, ama- durecida no âmbito da Família Salesiana. Fazem parte do Movimento os jovens, as jovens e os adultos: consagra- dos, consagradas, leigos e leigas que se identificam no carisma salesiano” (cf. LOME, nº 124).

A AJS é uma organização eclesial reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos desde 2004 e é independente juridica- mente da Congregação Salesiana e das Filhas de Maria Auxilia- dora. Tanto os Salesianos de Dom Bosco, assim como as irmãs Salesianas, devem apoiar, acompanhar e garantir a vivência da Espiritualidade Juvenil Salesiana, sendo seus guias espirituais.

“Os jovens são os verdadeiros protagonistas do crescimento educativo do movimento, acompanhados pelos educadores, na responsabilidade que lhes é própria e no interior do único proje- to pastoral do território” (QRPJS, p. 167).

Identidade da AJS  

AJS é uma rede de apoio mútuo de articulação entre os variados grupos de jovens que se identificam com a Espiritualidade Juve- nil Salesiana (EJS) e querem vivê-la.

“A AJS não é uma associação, mas é constituída por jovens que pertencem a várias associações ou grupos animados pela Pasto- ral Juvenil Salesiana. Não sendo uma associação, abre as portas a todos, pois o seu serviço é voltado à Igreja e a todos os jovens” (QRPJS, p, 165).

 

“A [AJS] une em comunhão os jovens dos diversos grupos, associações e setores animados pela Espiritualidade Juvenil Salesiana, segundo a proposta educativo-evangelizadora de Dom Bos- co” (QRPJS, p. 166). O QRPJS lembra, ainda, que “os grupos são os sujeitos primeiros da AJS, nos quais os jovens se encontram e se ajudam no seu caminho de crescimento” (p. 166).

“A [AJS] torna concreta e visível a comunhão de grupos e asso- ciações juvenis que, embora mantendo sua autonomia organiza- tiva, se inspira em Dom Bosco e em Maria Domingas Mazzarello; identificam-se com a espiritualidade e a pedagogia salesiana” (LOME, 125).

Fonte: Princípios norteadores da articulação da juventudes / Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana. Brasília, DF. Edebê, 2016.
outubro 20, 2017

Os últimos momentos do reitor-mor em São Paulo

Nos últimos momentos da visita […]
outubro 19, 2017

Dom Bosco entre nós: quarto e quinto dias da visita reitor-mor a São Paulo

O quarto e quinto dias […]
outubro 14, 2017

FEST tem participação do Pe. Ángel Artime, sucessor de Dom Bosco

Neste sábado, 14 de outubro, […]