Ex-aluna se destaca no Boi Caprichoso, campeão do Festival de Parintins 2017
julho 5, 2017
Obra Social São João Bosco participa do projeto Férias Alegres
julho 7, 2017

AJS realiza Ciclo de Desenvolvimento e Articulação

No domingo, dia 18 de junho, o Conselho Inspetorial da AJS (CIAJS) em parceria com os Conselhos Locais da região paulista promoveram um Ciclo de Desenvolvimento e Articulação da AJS com objetivo consolidar cada vez mais os conselhos nas presenças salesianas, e trabalhar três aspectos: a identidade da AJS, as dimensões da Pastoral Juvenil Salesiana (educativa, cultural, fé, vocacional e associativa), e um método para elaboração de projeto. Estiveram presente vários jovens e salesianos que partilharam durante o encontro a sua experiência pessoal com AJS como também a importância que tem o movimento na garantia da herança carismática deixada por Dom Bosco.

O encontro foi iniciado com a celebração eucarística presidida pelo pe. João Gabriel, que ressaltou o momento histórico que estamos realizando na animação da AJS na nossa inspetoria. “Vocês são os animadores de uma história e o testemunho de vocês dá sentido para a vida de muitas pessoas, pois vocês decidiram se unir, se articular, para fazer o bem, e é disso que o mundo precisa”, afirmou. Depois da missa, uma palestra sobre a Identidade da AJS foi conduzida pela jovem Lídia Florenziano, do conselho inspetorial da AJS e líder da presença salesiana da escola São José em Campinas.

Para a Julia Possobon, de Americana, foi uma oportunidade ótima para um maior conhecimento sobre a AJS e para a interação entre os Conselhos da Paulista. “O l Ciclo de Articulação e Desenvolvimento da AJS da Paulista foi um momento muito animador para os Conselhos Locais. Os temas abordados foram bem explicados e dinâmicos, facilitando o entendimento”, disse. Já a jovem Lais, da obra do Vida Nova, de Campinas, afirmou que foi um momento importante para conhecer mais profundamente a AJS. “Principalmente nas formas que corresponde a responsabilidade da AJS dentro de uma casa”, completou.

Depois, os conselheiros inspetoriais da AJS Henrique Bugni, Lucas Lima e Fernanda Coghi trabalharam as quatro dimensões dinâmicas e integrais do quadro referencial da pastoral juvenil salesiana: Dimensão educativo-Pastoral, educativo-fé, associativo, e vocacional. Padre Roque, delegado da Pastoral Juvenil da Inspetoria comentou da importância dos conselhos, e quanto é significativo os passos que os participantes estão dando em vista da consolidação da AJS na inspetoria. “Isso é fundamental, porque Cristo que chamou os dozes para propagar a sua boa nova, chama vocês, hoje, agora, para continuar esse caminho de salvação” .

O encontro seguiu seu percurso propondo aos jovens um método para elaboração de projeto em vista de objetivos, conhecido como marco lógico para se utilizado como ferramenta em suas realidades para a construção do plano de ação de 2018. “Conseguimos nos familiarizar mais com a AJS, adquirindo fundamentos para as resoluções de eventuais problemas, como também fortalecer mais nosso Conselho”, afirmou o Henrique, líder de Sorocaba. O dia foi finalizado com uma adoração ao Santíssimo Sacramento, rendendo graças pelo trabalho realizado durante o encontro.

Kleber Oliveira/ Marina Ribeiro