Ex-aluna se destaca no Boi Caprichoso, campeão do Festival de Parintins 2017
07/05/2017
Obra Social São João Bosco participa do projeto Férias Alegres
07/07/2017

AJS realiza Ciclo de Desenvolvimento e Articulação

No domingo, dia 18 de junho, o Conselho Inspetorial da AJS (CIAJS) em parceria com os Conselhos Locais da região paulista promoveram um Ciclo de Desenvolvimento e Articulação da AJS com objetivo consolidar cada vez mais os conselhos nas presenças salesianas, e trabalhar três aspectos: a identidade da AJS, as dimensões da Pastoral Juvenil Salesiana (educativa, cultural, fé, vocacional e associativa), e um método para elaboração de projeto. Estiveram presente vários jovens e salesianos que partilharam durante o encontro a sua experiência pessoal com AJS como também a importância que tem o movimento na garantia da herança carismática deixada por Dom Bosco.

O encontro foi iniciado com a celebração eucarística presidida pelo pe. João Gabriel, que ressaltou o momento histórico que estamos realizando na animação da AJS na nossa inspetoria. “Vocês são os animadores de uma história e o testemunho de vocês dá sentido para a vida de muitas pessoas, pois vocês decidiram se unir, se articular, para fazer o bem, e é disso que o mundo precisa”, afirmou. Depois da missa, uma palestra sobre a Identidade da AJS foi conduzida pela jovem Lídia Florenziano, do conselho inspetorial da AJS e líder da presença salesiana da escola São José em Campinas.

Para a Julia Possobon, de Americana, foi uma oportunidade ótima para um maior conhecimento sobre a AJS e para a interação entre os Conselhos da Paulista. “O l Ciclo de Articulação e Desenvolvimento da AJS da Paulista foi um momento muito animador para os Conselhos Locais. Os temas abordados foram bem explicados e dinâmicos, facilitando o entendimento”, disse. Já a jovem Lais, da obra do Vida Nova, de Campinas, afirmou que foi um momento importante para conhecer mais profundamente a AJS. “Principalmente nas formas que corresponde a responsabilidade da AJS dentro de uma casa”, completou.

Depois, os conselheiros inspetoriais da AJS Henrique Bugni, Lucas Lima e Fernanda Coghi trabalharam as quatro dimensões dinâmicas e integrais do quadro referencial da pastoral juvenil salesiana: Dimensão educativo-Pastoral, educativo-fé, associativo, e vocacional. Padre Roque, delegado da Pastoral Juvenil da Inspetoria comentou da importância dos conselhos, e quanto é significativo os passos que os participantes estão dando em vista da consolidação da AJS na inspetoria. “Isso é fundamental, porque Cristo que chamou os dozes para propagar a sua boa nova, chama vocês, hoje, agora, para continuar esse caminho de salvação” .

O encontro seguiu seu percurso propondo aos jovens um método para elaboração de projeto em vista de objetivos, conhecido como marco lógico para se utilizado como ferramenta em suas realidades para a construção do plano de ação de 2018. “Conseguimos nos familiarizar mais com a AJS, adquirindo fundamentos para as resoluções de eventuais problemas, como também fortalecer mais nosso Conselho”, afirmou o Henrique, líder de Sorocaba. O dia foi finalizado com uma adoração ao Santíssimo Sacramento, rendendo graças pelo trabalho realizado durante o encontro.

Kleber Oliveira/ Marina Ribeiro