Crianças vão ao cinema pela primeira vez graças à Lorenzetti e ao IDB
07/31/2019
Centro Juvenil Dom Bosco envia jovens profissionais preparados para o mercado
08/02/2019

1ª Mostra dos Cursos de Qualificação Profissional no CJ Dom Bosco

No dia 2 de julho, o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Dom Bosco, do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, promoveu a 1ª Mostra dos Cursos de Qualificação Profissional. O projeto foi desenvolvido pelos educandos como trabalho de conclusão de cada um dos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela obra social: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Editor de Maquete Eletrônica e Tratamento de Imagens, Eletricista Predial e Residencial de Baixa Tensão e Informática Aplicada à Qualidade e Produção.

Com os jovens e adultos distribuídos em stands de acordo com seu curso, a experiência colaborou para diversificar a dinâmica das avaliações, mas sobretudo propiciar novos conhecimentos e apresentar as técnicas aprendidas ao público externo, composto pela comunidade local, famílias e jovens de outras escolas.

As turmas de Auxiliar Administrativo adotaram a forma de gamificação para apresentar seu trabalho. Além de criarem um vídeo sobre o cenário e tendências do mercado de trabalho, elaboraram um jogo de tabuleiro para o público aplicar o que aprendeu no vídeo.

As turmas de Recursos Humanos apresentaram sobre os processos de Recursos Humanos, passando pelo recrutamento e seleção, tipos de contratos, liderança, empreendedorismo, plano de carreira.

Já no curso de Editor de Maquete Eletrônica e Tratamento de Imagens, os educandos do período da manhã arquitetaram uma biblioteca no espaço do Centro Juvenil e fizeram a apresentação de forma lúdica e caracterizada como personagens de anime. Já os educandos do período vespertino elaboraram um espaço sustentável e de ponto de coleta de materiais recicláveis.

Os educandos de Eletricista Predial e Residencial de Baixa Tensão trabalharam o tema a “geração de energia limpa”. Os grupos explanaram sobre os tipos de geração de energia, como a eólica, fotovoltaica, e apresentaram a relação entre lâmpadas incandescentes, florescentes e de led.

As turmas de Informática Aplicada à Logística desenvolveram um maquete com base nos serviços da empresa DHL, referência na área. Os educandos explicaram sobre os modais de transporte, sistemas de armazenagem, importação e expedição, barreiras tarifárias.

Paradigma Assessoria de Comunicação